Logo Jornal Interação

Armindo Maia

10//04/2015- 20:25

PorEditor1

abr 10, 2015

SOBRE TODAS AS COISAS:

DIA DE PROTESTO

Com o tema “ eles não entenderam nada”, várias organizações não governamentais, entidades de classe, clubes de serviços entre outros, prometem voltar às ruas em todo Brasil, numa nova mobilização de protesto  contra a corrupção, crise econômica e contra a gestão da presidente Dilma. A manifestação deste domingo dia 12 de abril em Araxá( foto), o protesto deverá ser engrossada também por estudantes e sindicalistas.

POLÍTICA NACIONAL

Em contrapartida o governo federal, parece sem ação diante da crise econômica que atinge vários setores da economia nacional. Mesmo depois das manifestações  do dia 15 de março passado, nada se alterou em relação à programas e ações concretas para minimizar a crise financeira e combater a corrupção e a violência social que assolam nosso Brasil.

TERCEIRA VIA

E voltando a conversa  pelas bandas de Araxá, apurei esta semana, que as eleições municipais de 2016, já começaram nos bastidores da política doméstica de minha cidade natal. Dois grupos políticos, já estariam se mobilizando Ana tentativa de criar uma terceira via, para concorrer as eleições para prefeito no ano vindouro em Araxá. O nome do provável pré-candidato, também não faz parte do elenco de candidatos que participaram das duas últimas eleições na cidade. Seria  um nome novo, mas já conhecido pela atuação política em anos anteriores.

MIGUEL  JÚNIOR E PMDB NA PARADA

Na semana que passou durante a visita do vice governador de Minas Gerais a nossa cidade,  perguntei à Antônio Andrade do PMDB, se o partido dele iria lançar um candidato a prefeito nas eleições do ano que vem, mas ele escorregou de novo e disse que ainda está muito longe para se falar no assunto. Será que ele não sabe que o presidente da Câmara Municipal Miguel Júnior (foto), que é do PMDB, já estaria tratando do assunto com muita atenção? Eu duvido…

ENCONTRO MINEIRO DA CDL

O empresário Itamar Machado, presidente da Câmara dos Dirigentes de Araxá, revelou a este colunista, que está quase tudo acertado para que Araxá, sedie  no mês de maio, um encontro estadual dos representantes das CDLs de Minas Gerais. Segundo Itamar, o congresso, voltado para troca de experiência e debates de ações e projetos para os lojistas afiliados, será tratado como uma reunião de serviço.

NA CASA DO POVO

Cobrou com intensidade da Administração Municipal, esclarecimentos a respeito do cumprimento da carga horária dos integrantes de carreira da educação do município. De acordo com o Parlamentar, a prefeitura,  não está observando a referida legislação, tampouco apresentando justificativa para tanto. Sargento Amilton (foto),  também reivindicou melhor infraestrutura para os moradores da Boca da Mata. Segundo ele, o  esgoto corre a céu aberto e quase não existe asfalto na única rua do local. A manutenção urbana também foi cobrada no Parque do Barreiro, através da limpeza e desentupimento dos bueiros, capina e recuperação do muro de arrimo de pedras que dá acesso às duchas em frente à fonte Dona Beija.

BALANÇO DA OPERAÇÃO SEMANA SANTA

Sete pessoas morreram durante a Semana Santa em acidentes nas rodovias federais que cortam Minas Gerais, conforme balanço  divulgado na tarde de terça-feira (7), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).   No balanço divulgado foram  registrados 216 acidentes nas estradas sob jurisdição da PRF, tendo deixado 197 feridos e apenas sete mortos. No ano passado, durante os cinco dias do feriado morreram 15 pessoas, o que representaria uma redução de mais da metade no índice de fatalidade durante o feriado. Em 2014 foram registrados 396 acidentes com 227 feridos.

O LIVRO DO FRANÇA

Lançado neste meio de semana no Teatro Municipal de Araxá, o primeiro livro do jornalista araxaense, Luiz Humberto França .  Com o título, “ Telejornalismo no Interior: a arte de fazer mais com menos’, o livro do selo “Artigo A”, da Gulliver Editora, faz uma radiografia detalhada do esforço e sacrifício de quem atua na profissão de jornalista nas cidades do interior do Brasil.

FUTEBOL AMADOR

Realizada no final da semana passada, a segunda rodada da Taça Cidade Araxá de futebol, promovida pela Liga Araxaense de Desportos. Confira o resultado dos 10 jogos da rodada: Mercado 5 X 3 Ferroviário, Planeta 5 X 0 Vale, Santa Terezinha 1 X 1 Tigrão, Ipiranga 3 X 2 Aston, Vila Nova 1 X 0 Dínamo, Palmeri 0 X 0 Cit, Operário 3 X 1 Mila, Caiçara 0 X 1 Internacional,  Grei 8 X 0 Ferrocaril e Estância 2 X 1 Trianon. Neste próximo domingo, será realizada a terceira rodada da competição.

MINEIRO DE JUNIORES

Começou no final da semana que passou, o Campeonato Mineiro de Júniores versão 2015, organizado pela Federação Mineira de Futebol. Jogando na cidade de Nova Lima, o time do Dínamo da CBMM, empatou em 1 a 1 com o time do Villa Nova. O Ganso, venceu o Betinense por 2 a 1, jogando no estádio Fausto Alvim. Neste fim de semana, o Dínamo recebe o Victória de Montes Claros, no estádio Fausto Alvim e o Gansinho vai enfrentar o América Mineiro em Belo Horizonte.

NOTÍCIAS DO ARAXÁ ESPORTE

Pela segunda rodada do primeiro turno do Hexagonal do Campeonato Mineiro do Módulo Dois, o time do Araxá, Esporte, empatou em três a três, jogando no sábado passado, na cidade de Coronel Fabriciano, contra o Social. O próximo jogo do Ganso na competição será, neste fim de semana, onde vai jogar na cidade de Teófilo Otoni, contra o América local.

NO GALO

Pela última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro da Primeira Divisão, o time do Atlético Mineiro, perdeu por 2 a 0, para o Boa Esporte, jogando no domingo passado  em Varginha. No mata-mata, do certame estadual, o  Galo vai enfrentar o time do Cruzeiro. O primeiro jogo será no estádio Independência. Pela   Libertadores, o time carijó enfrentou o Santa Fé da Colômbia, no meio de semana em Beagá.

NA RAPOSA

O Cruzeiro, também perdeu no domingão passado, jogando em casa, pelo Mineiro, no estádio do Mineirão, por 2 a 1 de virada para a  equipe da Tombense. No meio de semana, a Raposa, jogou pela  Libertadores, contra a equipe do Mineiros da Venezuela.

NOITE ITALIANA

No final da semana passada, o promotor de eventos de Araxá, Edmar  Gerváio de Oliveira, que reside na Itália e França em parceria com o Lions Clube de nossa  cidade,  apresenta La Dolce Vita (Fashion Show – Dinner Gourmet). O evento teve como palco o Grann Hall. A noite italiana, teve música, moda, arte e culinária italiana. Um evento requintado, prestigiado pela fina flor da sociedade local e com a assinatura de “Ed Oliveira”.

BRILHANDO NA PASSARELA

E por falar na “ Noite Italiana”, que brilhou na passarela, foi a encantadora e bela estudante Leandra ( foto), filhas dos amigos Maurício E Simone. Com muita simpatia e um belo sorriso no rosto, Leandra desfilou ao lado de outras crianças dando um colorido todo especial ao palco do espaço Grann Hall, no final da semana que passou. Parabéns!

“KEN HUMANO” DEIXA HOSPITAL

O modelo araxaense  Celso Santebanes, mais conhecido  como  “Ken Humano”, deixou o Hospital de Clínicas de Uberlândia, da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU), no final da semana que passou,  onde estava internado havia 75 dias. Falando com muita dificuldade, Celso, disse que estava muito bem em relação aos momentos que passou quando hospitalizado.  Debilitado, o rapaz estava em uma cadeira de rodas e foi levado pela tia Marília para a casa  dos  avós em Araxá. De acordo com o com o comunicado oficial divulgado pela direção do hospital,  “o paciente Celso Santebanes, recebeu alta hospitalar do setor de Oncologia do Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia, mas mantém o quadro de leucemia linfóide aguda philadelphia positivo em remissão atual. Ele se encontra-se no 75º dia do tratamento, em quimioterapia oral, consciente, comunicativo, em bom estado geral. Está em reabilitação motora e respiratória. Alimenta-se normalmente, porém, ainda com episódios de dificuldade de deglutição. Permanece com traqueostomia, sem necessidade de oxigênio e respirando normalmente. O quadro clínico continua estável, em melhora progressiva”, diz a nota do hospital, explicando o estado de saúde de Celso.

BRILHANDO NOS ESTADOS UNIDOS

Quem está morando a mais de sete anos, em Nova York, nos Estados Unidos, é o amigo araxaense,  Baltazar Santos Reis Neto( foto). Músico talentoso, o  ex-apresentador do  “ Programa Papo Galera”, da TV Sintonia, de Araxá. Ex-integrante da famosa banda araxaense “ Peixe Piloto”, ele é filho da Assessora Parlamentar Maria de Fátima Santos Reis ( Fatinha) e do saudoso Jorjão.  Ao “Balta”, muito  sucesso, nesta empreitada profissional na “ terra do Tio San!”

COMEÇOU A EXPÔ-ARAXÁ 2015

Foi aberta oficialmente na última terça-feira, dia 07 de abril,  edição  2015 da Expo-Araxá. A feira agropecuária de nossa cidade promovida pela Arap ( Associação  dos Ruralistas do Alto Paranaíba), completa 41 anos. O evento, já organizou o torneio leiteiro da raça girolando,  e deu o pontapé inicial para os leilões  de gado. A partir da próxima semana vão  acontecer o rodeio profissional em touros e cavalos e também os shows artísticos. A feira termina no dia 21 de abril.

VOVÔ ORGULHOSO

Por meio deste espaço, gostaria de cumprimentar o amigo, Júlio Mário da Silva, que está em festa com a chegada do segundo neto. Na foto, aparecem a mamãe Kellen Cristina, com os filhos  Ana Luiza e Pedro Henrique(foto). Para a alegria do vovô Julinho das Óticas Botelho, os netinhos que moram em Porto Alegre ( RS), renovaram e deram mais energia e felicidade, ao amigo e vovô coruja. É isso aí grande Júlio; se filho é uma benção em nossas vidas, neto é uma benção especial e contagiante!

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *