Logo Jornal Interação

Neste sábado, dia 11/04/2015, a  Associação de Doadores de Sangue de Araxá, com apoio da  empresa  CBMM e do Hospital Regional  Dom Bosco,  realizará mais  uma campanha de doação de sangue. De acordo com a presidente da Associação, a enfermeira Haíssa Pâmela de Oliveira, a ação será realizada  com o apoio de uma excursão até  o  Hemocentro Regional, na cidade de Uberaba.” A gente vai até a cidade vizinha, no hemocentro, que são instituições públicas ou privadas que realizam atividades de hemoterapia e hematologia com o objetivo de fornecer sangue (seus componentes e hemoderivados), preferencialmente aos hospitais da rede pública, quando se tratar de hemocentros públicos, e a diversos da rede privada, quando se tratar de hemocentros privados, além do atendimento ambulatorial das patologias relacionadas com o sangue.”  Ainda de acordo com Haíssa,  a  Associação de Doadores de Sangue de Araxá  existe desde 2008 e sempre foi gerida por voluntários, profissionais da saúde e parceiros como a Casa do Caminho, Hospital Dom Bosco e empresa CBMM. “Ainda não temos sede nem estrutura física para abrigar a nossa associação, mas contamos sempre com gestos de apoio de pessoas e parceiros que sabem bem a importância desse gesto que ajuda a salvar vidas.” Para ela,   o  principal objetivo é a conscientização da população sobre a importância de se doar sangue. “Desta forma,  podemos aumentar o estoque de sangue no Hemocentro de Uberaba, onde toda a  região, inclusive nossa cidade, poderá se   beneficiar.”   Haíssa também  afirmou que a associação promove entre 4 e 5 excursões de doação de sangue por ano. Segundo ela, esta excursão deste fim de semana para doação de sangue no Hemocentro de Uberaba terá 50 doadores de Araxá. Concluindo, a presidente da  Associação de Doadores de Sangue de Araxá repassou as condições elementares para a pessoa poder ser um doador:

– TER E ESTAR COM BOA SAÚDE;

– TER ENTRE 18 E 65 ANOS;

– PESAR MAIS QUE 50 kg;

-NÃO TER DOENÇA INFECCIOSA NO SANGUE;

-DORMIR BEM NA NOITE ANTERIOR;

– ALIMENTAR-SE ANTES, NÃO DOAR EM JEJUM;

– A MENSTRUAÇÃO E O USO DE ANTICONCEPCIONAIS NÃO IMPEDEM A DOAÇÃO.

Os eleitores e doadores de Araxá que quiserem outras informações sobre a  Associação de Doadores de Sangue de Araxá   e sobre a doação de sangue  podem entrar em contato com: a Associação de doadores de Sangue de Araxá e o Hospital Dom Bosco (34) 8836-4276 ; Informações no período da tarde, no Hospital Dom Bosco, pelo 3662-1600 Ramal 210 (“Banco de Sangue”) ou 8826-5075, com Lívia.

Detalhes importantes sobre doação de sangue:

ALGUMAS DÚVIDAS COMUNS:

• DOAR NÃO “AFINA” NEM “ENGROSSA” O SANGUE

• NÃO EMAGRECE NEM ENGORDA

• O VOLUME DE SANGUE COLHIDO NÃO FAZ FALTA AO DOADOR, POIS O ORGANISMO SE ENCARREGA RAPIDAMENTE DA REPOSIÇÃO

• O SANGUE DOADO É DIVIDIDO EM VÁRIOS COMPONENTES E, APÓS PASSAR POR RIGOROSOS TESTES, É DESTINADO AOS INÚMEROS PACIENTES QUE NECESSITAM DE TRANSFUSÕES. COM UMA DOAÇÃO DE SANGUE, É POSSÍVEL SALVAR A VIDA DE ATÉ 4 PESSOAS.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *