Destaque »

Comandante da Capitania Fluvial de Minas Gerais visita Araxá

20 de fevereiro de 2020 – 19:24 |

A Capitania Fluvial de Minas Gerais, com sede em Belo Horizonte desde dezembro de 2018, está ampliando sua área de atuação e deve instalar unidades no Triângulo Mineiro e região do Rio Paranaíba. No …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Educação

CEFET Araxá terá Projeto de Extensão de Xadrez

A cada dia em Araxá o nobre esporte conhecido como xadrez vem sendo destaque na cidade, crescendo aos poucos e se destacando no cenário mineiro. São vários os motivos deste crescimento deste esporte em Araxá, um deles podemos  citar que é a grande importância para o desenvolvimento intelectual de quem pratica. Sendo assim, a cada dia mais  educadores e apoiadores em nossa cidade vem dando força para que o xadrez seja cada vez mais introduzido na educação de crianças e jovens araxaenses.

Neste ano de 2015 a unidade CEFET de Araxá desenvolveu o Projeto de Extensão chamado “Xadrez para todos” que tem como coordenador/orientador principal o Professor Kleber Lopes Fontoura do curso de Engenharia de Automação Industrial do CEFET Araxá e o 2° coordenador Professor de Educação Física Sérgio Cardoso Barcelos. Além deles, o projeto ainda tem 2 alunos do CEFET que serão instrutores/bolsistas, são eles: Breno Oliveira Afonso e Ana Bruna Afonso de Faria Goulart. Fechando a equipe que compõem o projeto temos o Professor e diretor da Academia Araxaense de Xadrez Adriano Pena Ribeiro Lemos que ficará responsável em orientar e capacitar adequadamente às funções dadas os instrutores do projeto. Além disso, Adriano ficará responsável em organizar e arbitrar os torneios que fazem parte do cronograma do mesmo.

O Projeto desenvolverá aulas de xadrez para 3ª idade que acontecerá no Centro de Formação Profissional Julio Dário e aulas de xadrez para estudantes do 5° ano da Escola Estadual Pio XII.

Esta parte inicial do projeto que acontecerá nestas duas instituições terá inicio em Abril e término em Novembro.

Este projeto foi aprovado entre os 20 melhores Projetos de Extensão do CEFET Minas Gerais e os organizadores e responsáveis pelo mesmo vão trabalhar para que seja exemplo para outras instituições e que contribua muito para o crescimento do esporte na cidade.