Logo Jornal Interação

“Políticas Públicas para o idoso em Araxá.”

Foi realizado no último dia 30 de Março, na Casa da Cidadania, Fórum Comunitário sobre políticas públicas para idosos em Araxá. O encontro proposto pelo Vereador Alexandre (Irmãos Paula) contou com a presença dos Vereadores Eustáquio, Fabiano, Fárley Cabeleireiro, Marcílio da Prefeitura, Mateus, Mauro do Detran, Romário do Picolé e Sargento Amilton.

Também estiveram presentes a Vice-Prefeita e Secretária de Saúde Municipal, Lígia Jordão; a Promotora Dra. Mara Lúcia da Silva Dourado; a Procuradora-Geral do Município, Dra. Cidinha Rios; e representantes do Conselho do Idoso, da APAE, do UNIARAXÁ, do Lar Ebenezer, da Associação dos Aposentados e Pensionistas e do Recanto dos Idosos São Vicente.

A professora Wanilza Vieira, do Colégio São Domingos, também participou da reunião acompanhada de dezenas de alunos. Wanilza é a coordenadora do projeto “Geração – Entreolhares com Arte”, iniciativa vencedora da14ª edição do Prêmio Escola Voluntária, entregue pela Rádio Bandeirantes e pela Fundação Itaú Social. Através do projeto, alunos realizaram oficinas de arte com residentes do Recanto do Idoso São Vicente de Paulo.

O Vereador Alexandre afirmou estar feliz pela oportunidade do encontro, e reforçou que, além de trocar ideias, é importante agir em prol dos idosos, responsáveis diretos pela construção da cidade de Araxá. Ele também mostrou satisfação em receber tantos jovens estudantes no plenário.

O Vice-Presidente da Câmara, Fabiano Santos Cunha, que presidiu o fórum, destacou que a Casa da Cidadania está aberta não só para reuniões, mas para fóruns de tamanha importância como este. O Vereador Marcílio lembrou que é preciso fiscalizar o cumprimento das Leis Orçamentárias em benefício das entidades assistenciais.

Mauro do Detran garantiu que o Fórum sai fortalecido e manifestou seu total apoio para as entidades do ramo. Para Mateus Vaz, este foi o início de um trabalho muito importante, que ainda pode contar com a adesão de outros segmentos.

Eustáquio Pereira disse já ter presenciado o trabalho realizado pela Professora Wanilza, e aproveitou a oportunidade para parabenizar a coordenadora e seus alunos. Romário do Picolé lembrou da necessidade de criação de um centro de atendimento ao idoso específico no município.

A vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Lídia Jordão destacou que o Poder Público está tendo maior cuidado referente às demandas alocadas aos idosos. “Recursos devem ser tratados com responsabilidade e como despesas do Município”, reforçou a vice-prefeita e secretária de Saúde.

Ela também ressaltou que a Prefeitura de Araxá estabeleceu o diálogo com o Ministério Público, na pessoa da promotora Mara Lúcia Silva Dourado, para definir as diretrizes necessárias que atendam ao público idoso. Em parceria com a Câmara Municipal, a Executiva solicitou das entidades a prestação de contas comprovando a realização do trabalho social.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *