Logo Jornal Interação

Semana da Água 2015

27//03/2015- 19:28

PorEditor1

mar 27, 2015

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) iniciou a programação da Semana da Água no último dia 20. As atividades foram realizadas até no dia 25 (quarta-feira) e tiveram como objetivo reforçar a importância de preservação desse líquido tão essencial para o mundo. A palestra que abriu os trabalhos foi da coordenadora de Engenharia Ambiental do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), Caroline de Andrade Gomes da Cunha com o tema “Água e Sustentabilidade”. A abertura foi realizada na Fundação Maçônica.

De acordo com o superintendente IPDSA, Paulo de Souza Júnior, a questão da água precisa ser debatida em função dos problemas de abastecimento que o país vive. “Água é de onde viemos e onde estamos consumindo excessivamente, sem os devidos cuidados. Temos que entender que se soubermos administrar esse problema, vai faltar”, diz.

Paulo de Souza Júnior acrescenta ainda que a Semana da Água dá um passo muito importante no combate ao desperdício de água. “Você não pode, em pleno século 21, pensar em lavar passeios com água tratada. Outra coisa que se impõe imediato que todo mundo pode fazer e muito simples é que cada um plante uma árvore”, reforça.

No primeiro dia da Semana da Água em Araxá, o projeto “Adote sua Árvore”, sugerido por Luís Carlos de Oliveira (Tio Carlinhos), cidadão araxaense, foi lançado com a presença de alunos e professores das escolas estaduais Professora Auxiliadora Paiva e Professor Luiz Antônio Correa de Oliveira (Polivalente) e demais lideranças do setor de meio ambiente.

A educadora ambiental da Sala Verde de Araxá, Márcia Andrade, comentou que conciliar arborização com a Semana da Água atinge a questão da sustentabilidade. “É preciso lembrar que o maior problema que estamos vivenciando hoje é o desmatamento devido a escassez de áreas verdes. Quando se pensa no futuro, você arborizando estará cuidando das águas para o futuro”, reforça a educado

Na segunda-feira (23), a oficina de produção de mudas de Ipê enfocada no plantio por esse projeto no Sest Senat, convidou a toda a população a participar desta iniciativa.

“Teremos o material que será colocado nas ruas, um cavalete com as informações sobre o projeto onde a população terá contatos, pode adquirir a muda e adotar a sua árvore. Se cada um cuidar, com certeza, teremos uma cidade mais verde no futuro”, conclui Márcia.

Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo telefone 3661-3675 ou na sede do IPDSA, na Rua Capitão Izidro, n° 170, Centro.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *