Logo Jornal Interação

No ano em que a estrada antiga do Barreiro comemora seu centenário, a Ong AMAR (Associação de Montanhismo de Araxá e Região) tramita pedido de tombamento da estrada que trouxe grande desenvolvimento econômico ao então vilarejo de Araxá.

Com o propósito e sentimento de defesa ambiental e cultural, a AMAR está empenhada na campanha de preservação da Estrada Antiga do Barreiro através do tombamento e conservação do seu caráter natural, e para tanto, conta com a participação popular.

A estrada antiga do barreiro pode ser considerada o maior marco na história do turismo local, pois representa a ligação entre a cidade de Araxá e suas fontes termais, local onde se iniciou todo o turismo e desenvolvimento da economia local.

No último dia 9, a COMPAC (Conselho Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural de Araxá) aprovou o tombamento da estrada e o próximo passo é a Ong dar entrada com o pedido no IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), órgão federal responsável por essa regulamentação.

No último domingo (22), a AMAR estabeleceu um ponto de apoio na praça ao lado da igreja do Barreiro e organizou uma caminhada por toda a estrada antiga com o intuito de recolher o lixo encontrado. Essa ação teve como objetivo conscientizar a comunidade em geral à preservação da estrada, mantendo o local limpo, e ainda recolher assinaturas para o abaixo assinado requerendo o tombamento. A diretoria da Ong contou com a ajuda de uma equipe de 25 pessoas e cerca de 300 transeuntes ajudaram na caminhada e limpeza.

A AMAR continua arrecadando assinaturas para reforçar o movimento junto ao órgão federal IPHAN, essas assinaturas darão mais peso e credibilidade ao pedido. “Outras ações para a arrecadação de assinaturas ainda serão realizadas, com o intuito de chamar a população para participar desta iniciativa de grande valor para a nossa cidade”, ressalta Henrique Mattos, presidente da Ong.

Alguns locais fixos para a assinatura do abaixo assinado:

-Uniaraxá
-Taua Grande Hotel
-Ponto do Suplemento
-Locatudo
-Refúgio da Serra
-Ébano

Petição online:

https://secure.avaaz.org/po/petition/IPHAN_Instituto_do_Patrimonio_Historico_e_Artistico_Nacional_Tombamento_da_antiga_estrada_do_barreiro/?nPpoljb

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *