Destaque »

Ganso empata com Valeriodoce e continua no G4

24 de setembro de 2018 – 19:49 |

Em partida válida pela décima rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, versão 2018, chancelado pela Federação Mineira de Futebol, na manhã do último  domingo, dia 23 de setembro, o time do …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Diversos

Prefeitura faz consulta popular sobre alterações no trânsito do centro

Numa ação integrada entre  a Ouvidoria Municipal e Secretaria Municipal de Segurança Urbana, a Prefeitura de Araxá,  realizou na semana passada no centro da cidade uma  pesquisa pública, para saber a opinião da população araxaense a respeito de duas alterações pontuais no trânsito da avenida Antônio Carlos, no centro de Araxá. O trabalho foi concluído no final da semana que passou e teve como  tema “ A Prefeitura quer ouvir você!” A reportagem do JORNAL INTERAÇÃO, acompanhou de perto a realização da enquete popular, realizada na avenida Antônio Carlos, que ouviu motoristas, pedestres, comerciantes e também o Ouvidor Municipal Hely Aires da Silva, que explicou com detalhes o motivo da pesquisa.

A motivação da consulta popular:

Em entrevista exclusiva ao JORNAL INTERAÇÃO, o Ouvidor Municipal de  Araxá revelou que, “ tudo teve início, quando no final do ano passado, ouve uma ação provisória, um  paliativo, com a reabertura  no canteiro central da avenida  Antônio Carlos, interligando de novo as ruas Dom José Gaspar  e Santos Dumont, sem o retorno. A partir dessa medida, o prefeito de Araxá,  Aracely de Paula, resolveu acionar a  equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras através da engenharia de tráfego e fez contato com o arquiteto responsável pela obra, Gustavo Pena, solicitando que fossem apresentadas  alternativas para melhorar o trânsito de veículos naquela parte central da cidade.” Hely Aires,  afirmou que para tratar do assunto de forma coletiva de democrática, a Ouvidoria Municipal foi convocada para coordenar a pesquisa. “ Como a Ouvidoria Municipal, é o mais legitimo canal de ligação entre a população e a administração municipal, a primeira ação foi consultar a comunidade em geral e principalmente aquelas pessoas que usam aquelas importantes vias do centro de nossa cidade.” O Ouvidor explicou que ainda que, “  nós pretendemos ouvir uma parcela significativa da comunidade para buscar uma solução definitiva para o problema.”

Como funciona a pesquisa:

Num primeiro momento, as enquetes abordam sobre a intenção de um novo projeto de interligação da rua Dom José Gaspar com a rua Santos Dumont, e da rua Calimério Guimarães com a rua Capitão José Porfírio, demandas relacionadas ao trânsito do Centro da cidade. Durante a abordagem aos motoristas que circulam pelas ruas e avenida em questão,  o trânsito é controlado pelos agentes de trânsito da Asttran. A pesquisa popular, também estendida à pedestres e comerciantes daquele setor do centro da cidade.  O ouvidor Municipal Hely Aires,  relata que as enquetes oferecem “Sim” e “Não” como respostas. Ele finalizou dizendo que no final dos trabalhos, o resultado da pesquisa será encaminhado ao prefeito Aracely de Paula e as equipes técnicas das Secretarias envolvidas na resolução do assunto. ““Nós, sempre vamos buscar essas informações através da consulta e participação da população de modo geral para que as pessoas possam opinar, dar sugestões e participar integralmente das questões coletivas e sociais da administração municipal, onde primeiro se escuta o cidadão, para depois realizar ou não as obras e serviços.” A Ouvidoria Municipal, concluiu que ainda não há uma data específica para que as alterações no trânsito da avenida Antônio Carlos sejam executadas. Hely Aires, ressaltou que somente após o resultado da enquete popular for repassado ao prefeito, assessores e ao arquiteto Gustavo Pena, responsável pelo projeto de revitalização do centro de Araxá que, o serviço será realizado.

Opiniões divididas:

Esta semana a reportagem do JORNAL INTERAÇÃO, também foi as ruas do centro de Araxá, para saber a opinião de motoristas, pedestres e comerciantes, a respeito da enquete propostas pela Prefeitura de Araxá:

Antônio Luís da Silveira, motorista, 45 anos; “ sou a favor da abertura das duas vias, pois vai agilizar o trânsito neste trecho da avenida Antônio Carlos.”

Maria do Carmo da Conceição Faria, 50 anos, dona de casa, “ na minha opinião, eles deveriam voltar com o sinaleiro, nesta avenida, pois nem motorista e nem pedestre respeitam a travessia.”

Joana Darc Braga da Silva, vendedora, 38 anos, “ acho que a abertura da passagem ligando as ruas Dom José Gaspar e Santos e Calimério Guimarães à Capitão José Porfírio, pode ajudar tanto os pedestres,  quanto os motoristas. Hoje andar aqui no centro está muito complicado.”

Joscelênio Nogueira Cintra, 29 anos, motorista, “ eu acho que deveriam deixar como está. O problema, é que agora que as pessoas estão acostumando com o novo sistema de trânsito da avenida Antônio Carlos e se mudarem de novo além de gastar mais dinheiro do povo, ainda vão confundir a cabeça dos motoristas e colocar em risco a vida dos pedestres.”

Suzete Santos, 53 anos, comerciante, “ na minha opinião, essa cerca que o ex-prefeito fez impedindo a passagem de carros entre as   ruas Dom José Gaspar e Santos e Calimério  Guimarães à Capitão José Porfírio, foi uma loucura sem tamanho. Sou sim a favor da reabertura dessas vias.”