Logo Jornal Interação

Escola do Legislativo

20//03/2015- 12:15

PorEditor1

mar 20, 2015

“Comissão de Uberlândia é recebida na Câmara de Araxá.”

Representantes da Escola do Legislativo da cidade de Uberlândia marcaram presença na Casa da Cidadania na última segunda-feira (16) para falar sobre a inciativa. O Presidente da Câmara Municipal de Uberlândia, Professor Neivaldo Lima e o coordenador do projeto, Lucas Andrade Souza, foram recebidos no plenário pelo Presidente Miguel Alves Ferreira Júnior, o Vice-Presidente Fabiano Santos Cunha, o Secretário Eustáquio Pereira e os Vereadores Fárley Cabeleireiro, José Domingos, Marcílio da Prefeitura, Mateus Vaz e Mauro do Detran.

Em seu discurso na mesa diretora, Miguel Júnior afirmou que o Poder Legislativo, além de legislar e fiscalizar tem a obrigação moral de contribuir para o desenvolvimento do cidadão. O Presidente celebrou o fato de o pontapé inicial para a formação da Escola do Legislativo de Araxá ter sido dado através do encontro.

Para Neivaldo Lima, a melhora do cenário político passa pela formação do cidadão, que é o trabalho principal desenvolvido pelas Escolas do Legislativo. De acordo com ele, as Câmaras Municipais precisam ter pautas positivas, mostrar o que fazem de bom e contribuir para a formação da cidadania crítica. Para o parlamentar, é fundamental que o Poder Legislativo promova atividades além dos plenários, que vá em escolas e faculdades, que se aproxime efetivamente da população.

O coordenador Lucas Andrade Souza destacou o Projeto Parlamento Jovem de Uberlândia, que permite que estudantes do município passem pela experiência do trabalho desenvolvido por parlamentares. No ano passado, 60 alunos formaram a primeira turma do projeto em Uberlândia.

Eles assistiram a vídeos, palestras e participaram de debates sobre temas de relevância social, como “Envelhecimento com Qualidade de Vida” e “Protagonismo Social e Político”. Posteriormente, quinze alunos participaram da Plenária regional e uma aluna representou Uberlândia na plenária final, em Belo Horizonte. Atualmente, 47 municípios mineiros desenvolvem atividade semelhante.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *