Logo Jornal Interação

O fim de semana foi de muitas atividades para produtores rurais de Araxá e região, foi realizado no parque de exposições Agenor Lemes, o primeiro Encontro da Família Rural, promovido pelo Senar Minas em parceria com o Sindicato dos produtores rurais de Araxá e o grupo Jovens Capal. Cerca de 200 pessoas participaram e a desse e a programação trouxe atividades para a família toda, para as crianças diversão garantida com os brinquedos além de pinturas faciais com os doutores de alegria.

O encontro também ofereceu prestação de serviços de saúde como aferiação de pressão e glicemia, cuidados odontológicos além de orientações sobre como evitar a dengue e outras doenças. Dona Evandir Amada, moradora de Uberlândia conta que todos os fins de semana vem para a fazenda que fica em Araxá. Dessa vez ela aproveitou para participar do encontro e tirou dúvidas sobre doenças transmitidas pelo rato: “La na fazenda sempre aparece um rato a gente fica com medo”, contou ela a agente de zoonoses que deu todas as explicações.

Quem também participou do evento foi o produtor rural Benedito Reinaldo Campos, que trouxe a família toda. Seu Benedito foi alunos de vários cursos do Senar como Inseminação de Frutas e Bovinocultura. Ele conta que as aulas ajudaram muito na produção de café e também na produção de leite que garante o sustento da fazenda. O produtor aproveitou a doação de mudas: “Uma das minhas preocupações agora é aprender mais sobre preservação das água, na minha fazenda não tenho nascente, então preciso saber usar para não ficar sem, explicou.”

O encontro foi mesmo uma oportunidade para regressos do Senar, muitos produtos que ficaram em exposição durante o encontro são de produtores que depois de capacitados pelos cursos ganharam uma nova fonte de renda. Dona Maria Aparecida da Silva é um exemplo. Depois de fazer o curso de Doces e Temperos do Senar, iniciou a própria produção. Entre as especialidades da produtora rural está o doce de goiaba. A venda das compotas ajuda na renda da família: “Muita coisa mudou depois que comecei a fazer os cursos, fiz de doces, de temperos e também de sabão, tudo que aprendi faço e vendo”, comemora.

O artesanato também foi destaque no encontro. A produtora rural Ana Luísa Gomes levou as peças em patwork para expor no encontro da família rural. Ela conta que no caso dela, o curso além de ensinar a técnica foi uma verdadeira terapia: “Eu conheci pessoas diferentes, aprendi algo novo e ainda ganho um dinheiro com a venda dos produtos”.

Além dessas atividades o encontro também ofereceu uma palestra com o psicólogo Bruno José Araújo que falou sobre Cooperativismo. De uma forma bem didática e usando de dinâmicas o especialista ressaltou a importância do trabalho em conjunto para conseguir resultados positivos.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *