Destaque »

Presidente eleito Jair Bolsonaro é diplomado pelo TSE

11 de dezembro de 2018 – 12:18 |

O Tribunal Superior Eleitoral diplomou na  segunda-feira (10) o presidente eleito, Jair Bolsonaro, e o vice, Hamilton Mourão.
Jair Bolsonaro chegou cedo na base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. Estava acompanhado da mulher Michele, …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Turismo

Araxá pronta para a Copa Internacional Levorin de MTB

“É o maior e mais importante evento de Araxá”, diz secretária Municipal de Turismo e Eventos.

Às vésperas do início da 12ª edição seguida da Copa Internacional de Ciclismo sediada em Araxá, a secretária Municipal de Turismo e Eventos, em entrevista exclusiva ao JORNAL INTERAÇÃO, analisou o tamanho e a importância da competição internacional para o município araxaense.  Régia Mara Cortes Aguiar, além de elencar uma série de benefícios e vantagens que o superevento  agrega à economia da cidade, também fez revelações importantes sobre a etapa 2015.

Bastante  animada com o evento que será realizado a partir de sexta-feira, 6, até domingo, 8, tendo como palco principal a pista no entorno do Grande Hotel do Barreiro, a secretária disse que por  reconhecer o valor da Copa, a Prefeitura de Araxá, por meio de vários setores e Secretarias está empenhada e disponibilizando total apoio e  estrutura para a realização do evento internacional. “Além da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, estão auxiliando no projeto colaboradores da educação, esporte, saúde e desenvolvimento urbano, segurança entre outros. Estamos disponibilizando profissionais para dar suporte total na segurança, limpeza, pintura e médicos e enfermeiros. A Secretaria de Saúde vai colocar de plantão, nos dias de provas, hospitais e profissionais especializados na área de ortopedia, o que pretende dar toda a segurança e aparato para todos os ciclistas.”

Novidades e ocupação

Régia também fez revelações importantes sobre a etapa 2015 da Copa Internacional de Ciclismo em Araxá. Ela disse que quase todos os hotéis, pousadas  e hospedarias da cidade estão com praticamente cem por cento de ocupação. “Faltando um dia para o começo do evento, já têm mais de 1.300 ciclistas inscritos para a competição. Este ano, deverá ser batido o recorde de participantes. Além do grupo de elite do ciclismo nacional, onde estão elencados os melhores atletas do Brasil na categoria principal, teremos, este ano, em torno de atletas de 10 países da Europa, América Latina e Ásia, mas esse número poderá superar a 15”. Entre os ciclistas estrangeiros que já se inscreveram para a prova, estão atletas da   Argentina, Chile, Equador, México, Suíça, Eslováquia, Hungria, Israel e Venezuela. A expectativa da organização do evento é receber pelo menos 50 ciclistas do exterior pedalando em Araxá. Outra novidade é que pela primeira vez na história, a América receberá uma etapa com classificação SHC, atribuída pela União Ciclística Internacional (UCI), nível logo abaixo das etapas da Copa do Mundo. Régia está otimista quanto ao movimento de visitantes durante o evento. “Nossa expectativa é de receber, neste fim de semana, em Araxá, em função da Copa, em torno de 6 a 8 mil pessoas. Além dos atletas, sempre vêm junto técnicos, patrocinadores, familiares, representantes de empresas que dão suporte e trabalham com assessórios e bicicletas e também a mídia nacional e internacional para a cobertura jornalística da maior competição da modalidade da América Latina”. Ainda sobre as novidades deste ano, a secretária Municipal de Turismo e Eventos de Araxá revelou que durante a Copa, a “Houston Bike”, uma das principais fabricantes de bicicletas do Brasil, deverá lançar um novo modelo de bike em Araxá. E ficamos sabendo, ainda, que quem irá pilotar a novidade da Houston deverá ser a superatleta e também  ciclista araxaense Jane Porfírio Magriotis, que irá, como sempre, participar da prova.”

Mobilização e outros serviços        

Além de toda a logística que está sendo empregada na realização deste evento internacional, a Copa de Ciclismo vai gerar renda, emprego, movimentar bares, restaurantes, hotéis, lazer, diversão e serviços em geral na cidade. “Junto com a Secretaria Municipal de Educação e a Academia Araxaense de Letras, vamos realizar, durante a competição, um concurso de redação nas escolas da cidade sobre o esporte e suas virtudes. A organização da Copa Internacional de Ciclismo também conseguiu junto à empresa Vera Cruz a integração dos ônibus do transporte coletivo  de todos os setores da cidade dando direito ao usuário de usar apenas um bilhete [passagem] com embarque no ponto central da avenida Antônio Carlos com extensão para o Barreiro nos dois dias da Copa. Em resumo, o usuário do transporte coletivo irá pagar apenas uma passagem de qualquer bairro de Araxá para ir até o local da prova [Barreiro]”. Finalizando, Régia ainda disse que de hoje [sexta-feira], até o próximo domingo, 8, estará acontecendo, no subsolo do Grande Hotel, mais uma edição da Feira de Artesanato, com produtos, serviços e toda a arte 20 artesão da terra. “É mais uma atração e opção para os visitantes e também para a comunidade de Araxá que for prestigiar o evento”, concluiu Régia.

Organização da “ CIMTB ”   exalta estrutura e  tradição da Prova de Araxá

Rogério Bernardes, o promotor da Copa Internacional de Mountain Bike, etapa 2015 de Araxá, recebeu a reportagem do JORNAL INTERAÇÃO, às vésperas da competição para elogiar a infraestrutura de Araxá e também da pista, que fica no balneário do Barreiro. Ele fez questão de deixar claro que “nas 12 edições do evento realizado aqui em Araxá, sempre tivemos total apoio de parceiros, Poder Público, empresários, comércio em geral e principalmente do povo hospitaleiro da cidade.” Para se ter uma ideia da importância da etapa de Araxá, tem um ciclista da Eslováquia treinando aqui há mais de dois meses. Ontem mesmo recebi a confirmação da  inscrição do melhor piloto da superelite de Portugal que também vai disputar a prova no domingo.”  Segundo afirmou o organizador da Copa, nesta temporada, os pilotos e o público terão novidades em relação às alterações na pista e percurso. “ São detalhes técnicos, calculados meticulosamente e modificações que tornam a competição mais atrativa e disputada. A nossa expectativa é de que  este ano, a gente tenha, na etapa de Araxá, um número recorde de participantes, em torno de 1.500 ciclistas, os melhores do Brasil e do exterior”.  Outra revelação importante sobre a competição que Rogério Bernardes destacou  é que é uma prova da qualidade técnica ímpar no Brasil. “A novidade deste ano é a pontuação da categoria superelite das categorias masculina e feminina, que é muito alta em relação às outras provas. Prova igual a esta de Araxá só tem  em mais três lugares  no mundo, que é na África do Sul,  no Chipre e na Suíça”.

Importância Social e Econômica da Copa Internacional

No Legislativo Araxaense, a expectativa da realização da edição 2015 da Copa Internacional de Ciclismo, neste fim de semana, em Araxá, também foi tema entre os parlamentares municipais. Para o vereador Carlos Alberto Ferreira, Cachoeira, do PDT, a prova internacional significa a consolidação da cidade como sede especial de uma das competições esportivas na modalidade do ciclismo mais importantes da América Latina. “Como profissional da área esportiva [professor de educação física], sempre acreditei e defendi que o melhor caminho para se viver com qualidade de vida, ter sucesso social e profissional está no esporte. A tradição e a importância desse evento de grandiosidade internacional  como exemplo para os nossos jovens e para as futuras gerações é insuperável.”  Cachoeira também fez questão de destacar o apreço e carinho que a organização da prova, por meio da equipe competente chancelada pelo realizador Rogério Bernardes, tem para com a cidade e a nossa gente. “Sem dúvida, o Rogério sempre valoriza nossa Araxá como sede, fazendo questão de prestigiar todos os setores da economia, contratando serviços e mão de obra locais nas áreas de hotelaria, gráfica, mídia, segurança, restaurantes entre outros”. Finalizando, Cachoeira lembrou o empenho do prefeito Aracely de Paula por meio das Secretarias de Turismo e Eventos, Educação, Segurança Pública, Desenvolvimento Urbano, Saúde e Assessorias de Comunicação e Esporte Especializado do município no serviço de respaldo técnico, logística, transporte, divulgação e infraestrutura. “ O Prefeito Aracely sabe como é importante valorizar e ser parceiro de um evento dessa natureza, pois todos ganham com a prova internacional de ciclismo.”

Assessora Municipal de Esportes já é veterana na competição Internacional

Em 12 anos de Copa Internacional de Ciclismo em Araxá, muitas histórias e curiosidades ganharam forma e fama ao longo das disputas. Para o orgulho da cidade, a atual assessora municipal de Esportes Especializados do município, vitoriosa e superatleta araxaense Jane Porfírio Magriotis, já é veterana na disputa da prova e, mais uma vez, irá participar da  competição internacional na categoria acima de 40 anos. Em entrevista exclusiva ao JORNAL INTERAÇÃO, a assessora e ciclista esbanjou entusiasmo e energia ao falar desta Copa Internacional. “Para mim, é uma emoção dupla, pois, além de poder ser parceira da Secretaria de Turismo e Eventos,  com apoio técnico e logística  da prova, a Copa também é uma motivação a mais para a gente que sempre participou desta modalidade esportiva e sabe o valor e os benefícios que um evento dessa grandeza traz para a cidade que sedia e principalmente para o atleta que sonha fazer parte da maior e mais concorrida  festa da elite do ciclismo da América Latina.”  Segundo Jane, que já venceu várias etapas da Copa Internacional de Ciclismo em sua categoria, é difícil dimensionar o tamanho e a importância deste evento para o município de Araxá. “A Copa mexe com toda a cidade, gera emprego, serviço, movimenta a economia e é modelo de competição esportiva de sucesso, que atrai turistas e a cobertura da mídia especializada do Brasil e até do estrangeiro. Para se ter uma noção do valor desta prova, tem ciclista até da Eslováquia treinando em nossa cidade há mais de 2 meses, só para se adaptar ao clima e à pista. Ainda de acordo com  Jane Porfírio, a prova de Araxá deverá ser a mais importante da América Latina em termos de ranking mundial e pontuação como classificação para as principais provas de ciclismo do planeta.

ASTTRAN”  prioriza ordem e segurança no trânsito durante evento internacional

Para garantir a segurança e a tranquilidade de  ciclistas, visitantes e da comunidade local nas vias de acesso e entorno do palco do evento, durante os dias de disputa da etapa araxaense da Copa Internacional de Ciclismo, neste fim de semana, no Balneário Termal do Barreiro, a Asttran – Assessoria Municipal de Transporte e Trânsito de Secretaria Municipal de Segurança Pública, já definiu, junto aos organizadores da prova, prioridades técnicas e específicas. Ontem, quinta-feira, a reportagem do JORNAL INTERAÇÃO falou com o assessor municipal da Asttran, Bruno Borges, que revelou que há quatro anos, a equipe de agentes e técnicos da Assessoria Municipal de Trânsito já dá suporte e apoio na execução da competição internacional na cidade de Araxá. “Estamos realizando balizamentos nas vias de entorno da pista, desvios, reestruturando o estacionamento no pátio externo do Grande Hotel e disciplinando o trânsito de veículos até o local do evento”.  Ainda segundo Bruno, a orientação é que a população evite ir de automóvel ao Barreiro nos dias da Copa Internacional de Ciclismo, para evitar congestionamento e transtornos no acesso e no estacionamento. “Nossa sugestão é que as pessoas utilizem o transporte coletivo ou, no mínimo, reúnam os amigos e venham em um único veículo, pois não há local para estacionar tantos carros.”  Bruno também informou que nas áreas destinadas a estacionamento no largo do Grande Hotel, terão prioridade os veículos do transporte coletivo e táxi. “Queremos que esta edição da  Copa Internacional de Ciclismo seja a melhor e mais segura de todas. Vamos atuar nos dias de prova no local com toda a nossa equipe técnica de agentes.”