Logo Jornal Interação

Todos contra a Dengue

19//05/2012- 14:08

Poradmin

maio 19, 2012

 Equipe do Estado faz balanço positivo das ações de mobilização social realizadas contra dengue em Araxá.

Equipe de Mobilização Social do estado encerrou no último dia 14, durante reunião com parceiros e equipe municipal, o conjunto de ações realizadas no município de Araxá, localizado na Superintendência Regional de Saúde de Uberaba. O balanço das ações contabilizou que 10.450 materiais recicláveis, entre pets, latas e pneus foram trocados por 9.961 itens escolares, entre lápis, borrachas e cadernos. Além disso, foram distribuídos 17.650 materiais gráficos entre volantes, cartazes, adesivos e almanaques Edi e Gita.

Para o coordenador de Vigilância em Saúde, José Renato Silva Júnior, o mais importante é mudar o foco. “A responsabilidade sobre a Dengue não é apenas do setor público e sim de toda a população e acho que este trabalho favorece esta visão”, ressaltou. Diego Manfrieds, de 10 anos, que realizou troca de pneus por cadernos no caminhão Dengue Móvel, afirma que aprendeu como se deve combater a dengue coletivamente. “Também aprendi que lixo pode ser reciclado e que uma simples febre pode matar, pois pode ser sintoma de dengue e não queremos perder ninguém nessa guerra”, enfatizou Diego.

No último sábado, 12, foi realizado o evento Minha Cidade sem Dengue na Praça Governador Valadares, no centro da cidade. O evento contou com apresentação de dança realizada por adolescentes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Abolição) e de batucada do grupo Batucras, do CRAS Francisco Duarte.

Também contou com Touro Mecânico, cedido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem da Industrial (SENAI) e exposição de brinquedos e artesanatos feitos pelo educador em saúde Leãodinor Cândido, mais conhecido como Palhaço Figurinha, que também esteve na praça. Maria Aparecida Ribeiro, educadora em saúde do município, também se vestiu de mosquito da Dengue e conversou com crianças e adultos sobre a prevenção da doença e seus criadouros preferidos.

Equipes do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAC) também contribuíram aferindo pressão, glicose, capacidade respiratória pulmonar e alongamento global da população visitante do evento. “Estamos aprendendo a mobilizar, a conhecer e ter atitude para que possamos atingir o objetivo almejado, ou seja, a extinção do mosquito Aedes aegypti”, afirmou o parceiro Pedro Bernardes, encarregado financeiro da COPASA, que forneceu água às equipes durante as ações realizadas em Araxá.

As crianças já estão bem mais conscientes dos cuidados que devem ser tomados com a dengue, Ketryn Reis, de 12 anos, dançarina do CRAS, afirmou que aprendeu muito. “Além de ser mais uma experiência, participar deste evento mostra que estamos prevenindo a Dengue, que tem sintomas muito fortes e pode até levar a morte”.

Os 70 agentes de endemias da Força Tarefa do Estado ainda permanecem, até hoje, 18, visitando imóveis e recolhendo materiais não utilizáveis no município juntamente com 57 profissionais do setor de zoonoses de Araxá.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *