Logo Jornal Interação

Arte e Cultura de graça:

6//03/2015- 16:24

PorEditor1

mar 6, 2015

Começa a edição 2015 do Tri Ciclo Espetáculos 

A semana começou agitada em Araxá. Na última segunda-feira, a trupe da arte, música, circo, dança e  teatro invadiu a cidade literalmente. A etapa 2015 do Projeto Tri Ciclo Espetáculos, chegou fazendo muito barulho e trazendo alegria e entretenimento de graça para toda a comunidade araxaense. Ontem no final da arte ( quinta-feira), a idealizadora e coordenadora geral do Projeto, a artista plástica Cynthia Verçosa, visitou a redação do JORNAL INTERAÇÃO, deu detalhes importantes sobre a quarta edição do Projeto e destacou a importância do evento chancelado pela Lei de Incentivo Federal de Incentivo à Cultura, na missão de leva arte e cultura às pessoas gratuitamente nos quatro setores da cidade durante um mês de apresentações.

A História do Projeto

Criado em 2011, o Projeto Tri Ciclo Espetáculos, O Projeto TRI CICLO Espetáculos é um desdobramento de ações culturais desenvolvidas na cidade de Araxá e região, que visa o fortalecimento de ações culturais e formação de público, no intuito de dar suporte a festivais e mostras que já acontecem há cerca de 20 anos na região. De acordo com Cynthia Verçosa, “ele promove a circulação de espetáculos e oficinas de formação e qualificação. Durante a execução do Projeto, a região recebe grupos convidados de bailarinos e atores com espetáculos de elevado teor técnico e artístico proporcionando o fomento cultural da comunidade através da linguagem universal da dança, do teatro, do circo e da música instrumental/erudita”. O  evento também  movimenta vários setores da região: turístico, econômico, social e cultural. A coordenadora do Tri Ciclo Espetáculos, informou que este ano cerca de 300 pessoas vão estar na cidade envolvidas no projeto.” A maioria são artistas, atores, técnicos, diretores, empresários entre outros, que ficam na cidade, geram emprego, renda, serviços e ainda oferta arte e cultura para a comunidade em geral.” Cynthia Verçosa, fez questão de elencar  os benefícios e contribuição que o Projeto traz para a cidade. “ Contribui para o fomento e a difusão cultural de Araxá e região, promovendo impacto e abrangência social; descentraliza e democratiza a produção cultural que ocorre com grande freqüência  na capital e nos grandes centros urbanos, levando-a para o interior; Possibilita a realização de atividades culturais de qualidade comprovada, dando oportunidade ao público das entidades parceiras, das empresas e da comunidade de Araxá e região para o crescimento artístico-cultural; Estimula a formação de público, revelação e promoção de novos talentos, através de oportunidade de crescimento técnico e integração sociocultural; Possibilita o intercâmbio e a troca de experiências entre grupos de teatro, música e dança em âmbito nacional; Fortalece e expande as relações empresas patrocinadoras – comunidade, reforçando a responsabilidade social, mediante o atendimento às necessidades das comunidades carentes de ações culturais”.

Programação e Novidades

Primando pela garantia total de acessibilidade da boa arte, para toda a população local, Cynthia Verçosa, diz que, “ o Projeto também atua como ferramenta indispensável no resgate da verdadeira arte popular que de forma inocente fizeram parte da infância dos nossos avôs, pais e gerações passadas. “ São espetáculos genuínos e acima de tudo lúdicos, como o circo, a contação de histórias, teatro, dança e música.” Um dos públicos alvo do Projeto são os estudantes de nossa cidade. Este ano os espetáculos estão sendo ofertados de forma criteriosa a 14 escolas de Araxá”.  No total serão apresentados até o dia 28 de março  20 espetáculos com destaque ainda para cursos e oficinas que visa capacitar e formar artistas e  atores em diversas áreas da arte e da cultura araxaense. Este ano  além das 14 escolas, também vão acontecer apresentações em  praças, teatro Sesi e CVT Júlio Dário. Nesta  primeira semana de março quatorze instituições de ensino recebem a peça “O Quintal da Guegué”, diretamente da capital mineira. Durante uma hora as crianças terão uma aula lúdica com o casal de atores, Guedes Gualberto e Paulo David. E a cada final de semana do mês uma atividade voltada para a família. Tudo com classificação livre. Terá teatro infantil e para quem cresceu também, orquestra com flautista paranaense, encenação da história de Pai Chico e Catirina, Mono-Blocos, palestra sobre os processos de criação em dança, muito aprendizado com corpo dês-localizado através de workshop, um espetáculo mostrando a arte e o espaço urbano, um clube de palhaços, e uma oficina que integra duas artes o teatro e a dança. “Um dos objetivos do projeto Tri Ciclo é levar o espetáculo para as pessoas. Então buscamos trabalhar em vários pontos da cidade. Pegando as escolas em diferentes bairros e setores. A preocupação em levar para as crianças, que ainda não tiveram a oportunidade de ir até um teatro, um espetáculo. E resgatando uma das propostas desde o início do projeto, os palcos abertos”, relata a diretora artística do Tri Ciclo Espetáculos, Cynthia Rocha Verçosa. Em cada edição da iniciativa é disponibilizado ao público, tudo gratuitamente, teatro, dança, circo e música erudita e instrumental, relembrando ações, relatando temas e vivências que serão guardadas e possivelmente vividas pela platéia. Com isso o público é diversificado. O Tri Ciclo Espetáculos já percorreu, além de Araxá, palcos de Uberaba, Sacramento e Salitre de Minas. A primeira apresentação aberta ao público será dia sete de março, sábado, às 20h, no Teatro Sesi.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *