Destaque »

Faltam 9 dias para o mineiro escolher os novos Presidente e o Governador

19 de outubro de 2018 – 20:12 |

Faltando nove dias para o embate final nas urnas, para a decisão do segundo turno da contenda eleitoral,  para o cargo de presidente da república do Brasil e para o cargo de  governador de Minas …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Destaque

Araxá recebe a 10ª Semana Nacional dos Museus

O tema desenvolvido para esta semana é “Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações”.

Desde a última segunda-feira, 14, a cidade de Araxá recebe a 10ª Semana Nacional dos Museus com o tema “Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações”. O evento, que é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e pelo Ministério da Cultura (Minc), está sendo realizado aqui na cidade até o próximo domingo, 20, com a programação de palestras e de visitas guiadas para alunos de algumas escolas estaduais e municipais. A abertura da semana ocorreu no Museu Calmon Barreto, na noite de segunda-feira.

De acordo com a diretora dos museus, Nadja Maria Pereira Feres, o tema proposto da semana tem como objetivo divulgar as ações culturais da cidade. “Nós vamos falar sobre arte e, desde já, convidamos todos os artistas araxaenses para que possam estar presentes. Araxá está vivendo uma transformação política, cultural e urbana. Então, essas mudanças são importantes para a comunidade. Estamos vivendo em um mundo globalizado e precisamos acompanhar essa evolução. Inclusive, teremos uma exposição no domingo [20], fazendo um olhar para o passado e para o futuro de Araxá”, contou.

A abertura da semana dos museus em Araxá foi feita com a apresentação intitulada “Nova inspiração cultural”, com a dança estilo livre contemporâneo, do Centro de Danças Kathak (CDK). “A apresentação foi altamente positiva com o espetáculo ‘Feira de Mangaio’, que tem a duração de uma hora, considerado um dos nossos primeiros atos. Essa apresentação, para nós, é essencial, porque divulga o nosso trabalho na semana dos museus”, contou um dos coreógrafos do CDK, Valmir José dos Santos.

A segunda apresentação da noite de segunda-feira foi a Orquestra de Violeiros de Araxá. “A importância de estar aqui representando a orquestra é muito grande, porque o museu representa o patrimônio histórico da cidade, ainda mais o Calmon [Barreto], que foi reconhecido não só no Brasil, mas em todo o mundo como um grande artista. Para nós, é importante a semana conceder esse espaço para a gente e mostrar o que há de melhor em nosso município”, comentou o músico Pedro Elói, da orquestra de violeiros.

Um grande público foi registrado na abertura para assistir a essas apresentações. Para o artista plástico Leandro Fonseca, a semana é uma oportunidade de se conhecer e se valorizar ainda mais a cultura de Araxá. “Todo ano, eu venho para conferir as atrações da semana dos museus, um evento que procura valorizar as nossas raízes”, afirmou. “A primeira noite superou as minhas expectativas. Araxá está de parabéns por dar espaço a esses grandes artistas”, complementou a jornalista de São Paulo, Ana Tereza de Almeida, que passa férias em Araxá.

Atrações como palestras sobre “Ética e ficção científica” – O futuro da sociedade de consumo, com o professor Edílson Rodrigues Palhares – Graduado em Ciências Sociais e Pós-graduado em Artes Plásticas pela PUC/SP e “Mineração”, com o professor Maurício Antônio Carneiro – Geólogo, doutor em Geoquímica e Geotectônica, pela USP, também foram realizadas durante esta  semana.

A programação da semana ainda prevê para hoje, 18, uma visita dos alunos da escola Delfim Moreira ao Museu Zema, a partir das 8h. Confira as outras atrações que ocorrerão de hoje, 18, até o dia 20:

 Sexta-feira 18/5/2012

Música Afro no Museu

Grupo Afro-AUÊ – Centro de Referência da Cultura Negra.

Local: Memorial de Araxá

Av. Antônio Carlos, nº 116, centro.

Horário: 14h

Público-alvo: Alunos da Escola Municipal Dona Gabriela, professores e comunidade.

Sábado 19/5/2012

Exposição: “Experimentação, Ações e Expressões Poéticas”.

Artista Plástico: Tancredo Borges Guimarães.

Local: Museu Histórico de Araxá – Dona Beja.

Praça Coronel Adolpho, nº 98, centro.

Horário: 14h

Domingo 20/5/2012

Exposição: “Novos desafios e transformações ao longo do tempo”

Mostra fotográfica Araxá – “Um olhar para o Passado

Um olhar para o Futuro”

Local: Museu Sacro da Igreja Matriz de São Sebastião.

Avenida Vereador João Sena, s/nº, centro.

Horário: 9h às 13h