Logo Jornal Interação

Caderno Especial Dias das Mães

14//05/2012- 22:57

Poradmin

maio 14, 2012

Fale-me sobre sua família?

Minha família é composta pelo meu marido Humberto e meus filhos Henrique,Rodrigo e Ágatha.Estou casada há onze anos e foi dessa relação que nasceram as coisas mais importantes da minha vida,meus três filhos.

Fale-me sobre o tipo de mãe que você é?

Sou do tipo de mãe que gosto de ter meus filhos por perto, isso não significa que eu consiga cuidar de todos sozinha.Sempre tive uma babá a tiracolo para me auxiliar nesse processo, o que não faz de mim uma mãe melhor ou pior. Acho que muito mais importante que a quantidade de tempo que tenho para meus filhos é a qualidade empregada nesse tempo.

Que tipos de cuidados a um filho podem ser delegados?

Os que forem necessários. Pegue meu exemplo: tenho três filhos pequenos, se estiver sozinha na hora do jantar com os três e a de um ano quiser colo, o de cinco ajuda para ir ao banheiro e o de sete que eu o sirva,como farei?Não dá para atender os três ao mesmo tempo sem me estressar.É nessas horas que a presença de uma funcionária auxilia para que a  rotina da casa se desenvolva com harmonia.A única tarefa que não se delega é a de educar, essa é de inteira responsabilidade dos pais.

Qual a dificuldade de ser mulher nos dias de hoje?

A dificuldade maior é o excesso de responsabilidade. A mulher hoje não é só mãe, ou dona de casa. Ela precisa trabalhar fora, estar magra, bem vestida, ser boa esposa, boa mãe,ser bem informada,estar por dentro do que acontece nas redes sociais… Como não é possível conciliar tudo isso, alguns setores acabam ficando prejudicados. Cabe a nós discernir o que é prioridade.

“Mãe seu sobrenome é culpa”.Essa máxima se aplica no seu caso?

E como.A culpa me persegue.Quer um exemplo? Há quinze dias estive acompanhando meu marido em uma feira na Inglaterra.Durante o tempo em que estive viajando minha filha de um ano, andou.Fiquei arrasada por não estar presente em um momento tão marcante da vida dela.

É importante se preocupar com os exemplos dados aos nossos filhos?

Claro. Nossos filhos são extensões de nós mesmos. Eles absorvem muito com o que eles vêem em nossas ações e pouco do que pregamos, por isso tem que haver sintonia nessa relação.

Qual a maior dificuldade no exercício do papel de mãe?

Cortar o vínculo do cordão umbilical. Confesso que tenho uma dificuldade enorme em compreender que meus filhos não são minhas propriedades.

Como definiria sua Mãe em poucas palavras.

 Uma pessoa extremamente educada,mas, muito frágil.

Você que sempre cuidou de sua Mãe Sra.Rosa, com que tive o privilégio de conviver.Uma mulher inteligente,culta que amava os livros e se interessava, por todo tipo de assunto.Seu desejo por leitura , foi influência  dela ?

 Tanto meu pai quanto minha mãe gostavam muito de ler e isso,claro,de alguma forma acabou me influenciando,mas nossos gostos literários nunca foram semelhantes.Mamãe gostava de ler livros espíritas e romances,papai os clássicos e eu sou completamente alternativa,leio vários estilos.

Sei que ama praticar esporte,Já ganhou varias medalha de ouro na natação em sua adolescencia,continua praticando?

 Não,tive que parar de nadar após sofrer uma perfuração no tímpano em decorrência de uma otite crônica,mas nunca parei de praticar esporte.Quando criança passava todas as manhãs no Minas Tênis Clube praticando ginástica olímpica,quando adolescente fui da equipe de natação do Gregório e federada pelo Praia Clube e hoje em dia malho cinco vezes por semana alternando corrida,musculação e caminhada.

Depois de dois homens você  teve uma menina,conte-me sobre essa experiência.

 Foi uma benção.A Ágatha é a rainha do lar.Os meninos são loucos por ela, o Humberto perde o fôlego e eu me derreto. Adoro enfeitá-la com adereços femininos.Para se ter uma idéia a primeira roupa que ela vestiu ainda na maternidade foi um macacão de onça na cor pink .

O que você pensa quando vê uma adolescente grávida?

 Penso que queimar as etapas da vida é um complicado, porque o tempo não volta atrás. Eu me casei aos 26 anos de idade e só fui ser mãe aos 28.Antes de me casar,fiz faculdade fora,morei sozinha,fiz MBA nos Estados Unidos,ou seja dos 18 aos 26 anos pelo fato de não ter vínculo com ninguém (filhos,marido) pude aproveitar intensamente todas oportunidades que me foram ofertadas.Depois de casada passei dois anos sem querer ter filhos, fase em pude solidificar minha relação com o Humberto.

Agora uma vez grávida,não há o que ser feito senão encarar com alegria, afinal é a chegada de mais uma vida.

Deixe sua mensagem.

  Vou finalizar passando minhas palavras a José Saramago: “Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo ! Ser mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo”.

 

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *