Logo Jornal Interação

O 4º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil ‘Cup of Excellence Naturals 2014’ teve a Cooperativa Agropecuária de Araxá (Capal) e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado como instituições anfitriãs.

Com 95,18 pontos, o café campeão, produzido pelos irmãos Sebastião e Antônio Márcio, no município de Cristina (MG), na região Mantiqueira de Minas, tem a maior nota na história do Cup of Excellence Naturals; em segundo lugar, com 93,82 pontos ficou o produtor Elson Benedito Daniel, do Sítio Sertãozinho, também da cidade de Cristina, na região Mantiqueira de Minas; em terceiro, com 93 pontos ficou Edmo Junqueira Villela, da fazenda Bom Pastor, em Carmo de Minas, também região Mantiqueira de Minas. Concurso também teve a maior pontuação média histórica: 88,24 pontos.

O café produzido pelos irmãos Sebastião e Antônio Márcio da Silva, em cinco hectares do Sítio Baixadão, no município de Cristina, região da Mantiqueira de Minas Gerais, é o campeão do 4º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil “Cup of Excellence Naturals 2014”. Com uma nota de 95,18 pontos, esse café bateu o recorde mundial do principal concurso de qualidade para cafés naturais (colhidos e secos com casca), certame realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Alliance for Coffee Excellence (ACE) e o Sebrae.

No total, o concurso teve 23 vencedores – As amostras que tiveram nota igual ou superior a 85 pontos (escala de 0 a 100 do Cup of Excellence) foram consideradas vencedoras do concurso e ganharam o direito de ser ofertadas em disputado leilão via internet, que será realizado em março — a lista pode ser conferida no site da BSCA, mediante o endereço http://bsca.com.br/cup-of-excellence-late-harvest.php?id=25 — eleitos pelo júri internacional, que, de 19 a 23 de janeiro, no Centro Universitário Uniaraxá, analisou as 44 amostras finalistas. Além da nota recorde para o campeão, o certame também registrou a maior pontuação média histórica para os cafés naturais, que foi de 88,24 pontos.

Os 23 vencedores participarão, no dia 4 de novembro, de um disputado leilão, via internet, no qual os principais compradores de todo o mundo voltam seus olhos ao Brasil para disputar os melhores cafés nacionais produzidos, na safra 2014. Nos pregões dos concursos anteriores, os ganhadores brasileiros negociaram cada uma de suas sacas (60 kg) por preços que oscilaram entre R$ 1.000,00 e R$ 15.000,00, níveis muito acima dos valores praticados no mercado comum.

A região Cerrado Mineiro teve cinco produtores vencedores: em 8º lugar, com 88,61 pontos, Ruvaldo Delarisse, da Fazenda Chapadão de Ferro, no município de Patrocínio (MG); a AC Café S/A, fazenda Santa Lúcia, no município de Perdizes, conquistou a 19ª colocação, com 86 pontos; Thiago de Oliveira Sidney Vianna Dias, Fazenda Esperança, de Campos Altos, ficou em 21º lugar com 85,36 pontos, e Espolio Arthur José Hofig Júnior, fazenda HJ, do município de Unaí, ficou em 18º, com 86,25 pontos.

Realizado exclusivamente no Brasil, o Cup of Excellence Naturals vem revelando cafés complexos, de acordo com o presidente da BSCA, Silvio Leite. “As amostras apresentaram diversidade de sabores e com intensidade. São cafés frutados, que despertaram o aroma de frutas secas, como uvas passas e ameixas, fazendo com que alguns juízes internacionais, em suas análises, os comparassem ao panetone”, descreve.

A trader de cafés especiais da Starbucks Coffee Trading Company, Ann Traumann, considerou “incrível” sua primeira experiência no concurso. “O Cup of Excellence é bem mais que apenas uma competição. Todos os dias, aprendi algo novo sobre café. O evento me permitiu melhorar as habilidades de prova para calibrá-las com os juízes internacionais, que são apaixonados pela bebida, para descobrir e compreender a produção no país que acolhe o evento e, ainda, para criar novos relacionamentos”, diz.

Ann comenta, ainda, que nunca esquecerá essa semana passada no Brasil, período em que conheceu e reconheceu o trabalho dos cafeicultores nacionais. “Descobri muitos lotes de cafés naturais maravilhosos. Os produtores brasileiros mostraram e me provaram que o Brasil é um país de cafés especiais”, explica a trader da Starbucks, uma das maiores redes de café do mundo.

O presidente da BSCA revela que os jurados internacionais ficaram muito impressionados com os produtos que provaram. “A reação do júri após a degustação confirma a minha convicção de que os cafés especiais naturais brasileiros são o que considero como a grande descoberta de sabores. E, a partir daí, podemos alçar grandes voos no mercado”, conclui.

Auditoria e Apoio:

O 4º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil “Cup of Excellence Naturals 2014” foi auditado pela Safe Trace Café e teve a Cooperativa Agropecuária de Araxá (Capal) e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado como instituições anfitriãs. Além disso, contou com o apoio institucional da Carmo Coffees, da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé) e do Conselho Nacional do Café (CNC).

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *