Logo Jornal Interação

Números que apontam mais de 500 casos notificados e 173 confirmados preocupam o governo do Estado.

Araxá recebe a força-tarefa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para intensificar o combate à dengue no município. No último dia 8, o superintendente regional de Saúde do Estado, Iraci Neto, ao lado da secretária municipal de Saúde, Patrícia Auxiliadora da Silva, e equipe que trabalha em Araxá, em reunião realizada no auditório do Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT), fizeram uma apresentação do trabalho de combate à dengue a ser desenvolvido na cidade.

A equipe do Estado composta por 70 pessoas já começou a trabalhar desde a última terça-feira, 8, com uma ação de conscientização acompanhada de limpeza nos bairros da cidade até o dia 18 deste mês. Números sobre a dengue em Araxá apontam que 558 casos foram notificados e 173 já confirmados.

“A gente sabe que uma cidade como Araxá, com uma população estimada de 90 mil habitantes, gera uma preocupação sim. Passa a ser uma questão de saúde pública municipal, onde justamente devido a esses resultados coletados e repassados do município para o Estado, viemos somar com a cidade por meio de uma mobilização social”, afirmou Iraci Neto.

Patrícia Auxiliadora esclareceu que Araxá está sendo beneficiada com a força-tarefa consequente de uma parceria do município com o governo do Estado. “Essa           força-tarefa, para nós, do município, é preventiva e vai ser anual. Tanto faz a          força-tarefa vir no início, no meio ou no final do ano. O município vai sempre estar aderindo para poder somar bons resultados contra a dengue. Essa limpeza urbana é total em todos os terrenos da cidade, fazendo uma varredura 100%, de segunda a sábado, em Araxá”, comentou.

Já na quinta-feira, 10, houve uma panfletagem educativa nos bairros Urciano Lemos e no centro, das 8h30 às 9h30. Hoje, 11, a programação prevê a passagem do “Dengue Móvel” no bairro São Geraldo, das 8h30 às 16h, onde a comunidade vai fazer troca de materiais recicláveis (pneu, lata e garrafa pet) com água parada por lápis, caderno e borracha. Amanhã, 11, a mobilização social do Estado vai promover o evento “Minha Cidade sem Dengue” na Praça Governador Valadares, das 8h30 às 12h.

A cidade de Araxá ainda está recebendo desde ontem, 10, a equipe de mobilização de combate à dengue do Centro Mineiro de Alianças Intersetorias (CeMAIS), em parceria com a SES-MG, que promove a conscientização da população sobre a doença por meio de atividades educativas. O Centro é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). Essas atrações do CeMAIS em Araxá duram até amanhã, 12.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *