Logo Jornal Interação

O 3º setor é o setor na economia com menos custo fixo e com extrema produtividade.

Gera resultados sociais inestimáveis e incalculáveis. O retorno financeiro gerado pelo 3º setor é percebido apenas pelo setor público, que direciona recursos para as instituições que atuam nesse seguimento, com uma dimensão muito menor do que se ele próprio (setor público) fosse prestar o serviço à comunidade.

Contudo essa nova trajetória é a junção da cultura e do social.

Com a carência financeira do 3º setor de Araxá, principalmente nos últimos anos, uma das mais tradicionais instituições de ensino acaba de fechar as suas portas. O Jardim de Infância Lar Santa Terezinha encerrou as atividades que atendiam cerca de 100 famílias nesta semana de 5 de Dezembro.

Depois de décadas em funcionamento, depois de ter iniciado a educação de milhares de Araxaenses nessas 5 décadas de atuação na educação da primeira infância, temos a decisão da Congregação responsável pelo Jardim, que em Dezembro será fechado (já encerrada a atividade) o atendimento escolar.

Os pais e professores, sensibilizados pela nova condição e injuriados com a decisão que veio precoce e abruptamente em suas vidas tomaram uma decisão conjunta de darem continuidade ao Jardim Santa Terezinha. Agora em novo endereço com o mesmo plano pedagógico, com a mesma orientação religiosa e social e com expectativas de melhoria na qualidade de ensino (afinal, se é pra mudar, que mude para melhor).

Está então instalado um novo processo, a mobilização da família então Jardim de Infância Lar Santa Terezinha, deu origem ao CEI Jardim Santa Terezinha (instituição que está em formação estatutária). E em 30 dias após o anúncio do encerramento das atividades e da decisão conjunta de pais e mestres, o Jardim Santa Terezinha já tem local definido, estatuto em formação e centenas de famílias e pais Araxaenses se movimentando para fazer acontecer o novo projeto. A nova instituição já conseguiu o apoio da Câmara dos Vereadores de Araxá, o apoio da atual Prefeitura Municipal de Araxá, da Secretaria de Educação de Araxá, do Rotary Araxá Sul de Araxá, e principalmente dos pais e familiares envolvidos na mudança.

O objetivo de toda essa movimentação é levantar recursos para fazer a nova instituição acontecer. E é aí que entra essa nova trajetória e parceira do CULTURAL com o SOCIAL.

No próximo dia 21 de dezembro estarão abertas 3 sessões de um espetáculo infantil: A dona onça na noite de Natal – às 15:00, 17:00 e 19:00 horas no Teatro Tiradentes, com o apoio do Tauá Grande Hotel de Araxá, onde 75% da renda será revertida para o andamento e manutenção desses primeiros meses da nova instituição.

O objetivo deste artigo é chamar sua atenção, leitor, e convidá-lo a fazer parte desse processo de mudança e de parceria entre o cultural e o social.

Compre seu ingresso, leve sua família para uma ação sociocultural. E divertida. Você pode comprar seus ingressos na Ótica Araxá, na Lavanderia Quálitas ou no Magazine da Criança.

Essa iniciativa sociocultural teve patrocínio do Grupo Zema e da Base Produções Culturais com o apoio da Precismec, da MGL Contabilidade, da Agrocampo e da Lavanderia Quálitas.

Para maiores informações e apoios, contate a Diretora Milena Marques, na Av. Senador Montandon, 775 – nova sede do CEI Jardim Santa Terezinha – 34 – 9149.1082 – ou Base Produções Culturais: 34 – 3611.8141

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *