Logo Jornal Interação

“Cerca de 70 profissionais participaram de oficinas de cenografia digital, maquiagem, iluminação, figurino, cenografia e adereçaria.”

Ampliar o olhar para a construção dos espetáculos, trocar ideias e experimentos, aprender sem limites de ousar. Esses foram os objetivos do Workshop do TIM Arteducação, que levou cerca de 70 profissionais das 13 cidades atendidas pelo programa a participarem das oficinas de cenografia digital, maquiagem, iluminação, figurino, cenografia e adereçaria. O encontro aconteceu entre os dias 21 e 22 de Novembro no Centro de Produção Técnica da Fundação Clóvis Salgado, na Vila Marzagão, em Sabará (MG). Para os articuladores e Arteducadores do TIM Arteducação, foi uma excelente oportunidade de aprendizado e de reciclagem das habilidades artísticas.

Durante a formação, respeitados profissionais em suas respectivas áreas de atuação, como a cenógrafa e artista plástica Myriam Menezes, a maquiadora, Regina Mahia, o figurinista e cenógrafo, William Rausch, o artista técnico, Wladimir Medeiros, a diretora de arte e cenografista, Bruna Christófaro, e o designer gráfico, Fabiano Fonseca, capacitaram os arteducadores por meio das oficinas de adereçaria, maquiagem, figurino, iluminação, cenografia e cenografia digital. Participaram do workshop integrantes do programa das áreas de dança, circo, capoeira, teatro, percussão, contação de histórias, literatura e arte digital, artes plásticas  das cidades de Araxá, Barbacena, Belo Horizonte, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Poços de Caldas, Ponte Nova, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa.

A Ópera Aída foi o tema escolhido para as atividades dessa edição do workshop do TIM Arteducação.

O idealizador do TIM Arteducação, Marcelo Soares de Andrade, destacou o caráter colaborativo e complementar das oficinas. “O workshop promove a interdisciplinaridade entre as áreas de atuação e uma interlocução da arte com a educação, se tornando fundamental para a capacitação e promoção do movimento artístico realizado pelos Arteducadores nas cidades que integram o programa. Esperamos que continuem motivados a ensinar e a abrilhantar ainda mais os trabalhos desenvolvidos, afinal ensinar por meio da arte é fundamental”, garante.

Segundo a coordenadora executiva do programa TIM Arteducação em Minas Gerais e coordenadora do workshop, Virgínia Bittencourt Moura,  todo ano a capacitação dos participantes é um objetivo do programa. “Por meio dessas oficinas conseguimos contagiar e sensibilizar os Arteducadores com a proposta de um trabalho colaborativo e interdisciplinar. É gratificante ver a construção de cada peça utilizada durante a apresentação final e a evolução do aprendizado dos Arteducadores. A quarta edição do workshop contou ainda com a oficina de cenografia digital que enriqueceu e que ampliou as possibilidades cênicas e o fazer artístico de cada um. Podemos afirmar que este foi o melhor workshop”, revela.

Para o diretor Consumer da TIM em Minas Gerais, Rodrigo Neves, a história do programa se confunde com a própria história da operadora no Estado. “O TIM Arteducação é um dos programas mais longevos da nossa regional e indica que a TIM sempre teve um importante papel de mobilização social no Estado”, completa Neves.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *