Destaque »

Polícia investiga ataques a veículos em Araxá e ligação com facção criminosa

7 de junho de 2018 – 23:11 |

Ainda se recuperando dos transtornos causados pela paralisação dos caminhoneiros nos últimos dias, a população de Araxá, foi pega de surpresa na noite do último domingo, dia 03 de junho de 2018, com ataques …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Diversos

Atraso de repasse da PMA para a CDL pode prejudicar decoração natalina

“Terceira parcela do recurso deveria ter sido paga no dia 1º de novembro e ainda não foi repassado.”

Faltando menos de 20 dias para o início das atividades programadas pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Araxá (CDL), para o Natal deste ano, a realização do projeto de decoração do comércio está comprometida. A Prefeitura Municipal de Araxá, ainda não repassou a terceira e última parcela do convênio com a entidade, que deveria ter sido feito no dia primeiro de novembro.

O recurso viabiliza a aquisição, instalação, manutenção e segurança da decoração. Da mesma forma que sem o orçamento total, não é possível desenvolver os demais eventos programados, como o Concurso de Natal nas Lojas e Residências, além da proposta de premiar o melhor arranjo das escolas da rede pública de ensino.

Parte do material adquirido, que corresponde a 80%, chegou à cidade há 15 dias. Porém, de acordo com o presidente da CDL, Itamar Machado, a liberação de outros adereços depende do pagamento à empresa fornecedora, instalada em Joinville – SC. “Existem várias despesas a serem cobertas com o dinheiro do referido convênio, para que a decoração possa ser devidamente instalada e assim cumprir a finalidade de fomentar o comércio local e trazer uma visibilidade maior para o turismo regional em nossa cidade”.

Ainda segundo o presidente, a justificativa do poder público pelo atraso do pagamento seria a falta de recursos nos cofres da Prefeitura, que no momento, prioriza outros compromissos tão importantes, como este. “Caso essa parcela do convênio não for paga imediatamente, fica complicado realizar em tempo hábil a instalação adequada do material já adquirido, pois o trabalho é demorado e demanda mão de obra especializada. Além disso, a entidade não possui recurso próprio para cobrir estas despesas e também do débito já existente com a empresa fornecedora da decoração”.

Entenda o Caso:

No dia 16 de agosto, a Câmara de Vereadores aprovou por 11 votos contra 1, o convênio entre a Prefeitura Municipal e a Câmara dos Dirigentes Lojistas, no valor de 500 mil reais. Depois de modificações da proposta original, ficou definido que além da região central, a Igreja Matriz de São Domingos, Avenida Imbiara até a terceira rotatória sentido Centro/Bairro, Avenida Washington Barcelos e a entrada da cidade, recebem iluminação no período de novembro a janeiro de 2015.

Outra novidade fica por conta das ações culturais. Todos os dias, a partir das 19 horas, haverá o acendimento das luzes e apresentações artísticas com diferentes manifestações no Centro e Teatro Municipal. Para isso, a CDL vai investir em artistas locais, segurança e profissionais para a montagem de cenários.