Logo Jornal Interação

Em breve o futuro Centro Administrativo de Araxá passará a ser denominado “Prefeito Domingos Santos”. A homenagem foi uma iniciativa de um Projeto de Lei que dispõe sobre Logradouro Público de autoria do vereador Juninho da Farmácia (DEM) durante a Reunião Ordinária de terça-feira (4), em seu pronunciamento na tribuna na Casa da Cidadania.

Juninho fez questão de destacar a importância de um grande personagem araxaense ser homenageado através de um notável empreendimento público como o Centro Administrativo que está sendo construído ao lado da sede da Câmara, e com o saudoso “Domingão” não pode ser diferente.

Filho de Armando Santos e Venina Machado Santos, Domingos Santos nasceu em 4 de agosto de 1918. Casou-se em 1944 com Wanda Carneiro Santos, com quem teve quatro filhos, e foi bancário por 30 anos. Iniciou na carreira pública sendo o vereador mais votado em 1950. Quatro anos mais tarde, foi eleito o prefeito de Araxá, cumprindo mandato de 1955 a 1958. Ainda candidatou-se a deputado estadual pelo PSD, partido que sempre atuou, e mesmo sendo o mais votado no Triângulo Mineiro, ficou na suplência. Entretanto, chegou a ocupar uma cadeira da Assembleia Legislativa em 1959.

Em 1962, foi eleito novamente prefeito de Araxá, governando a cidade entre 1963 e 1966. De 1967 a 1971, no mandato do então governador Israel Pinheiro, ocupou os cargos de chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Fazenda, dirigiu o Inocoop Centrab e o Tesouro de Minas Gerais. No governo Tancredo Neves, em 1983, foi nomeado conselheiro da Açominas. Dedicou-se por décadas à Santa Casa de Misericórdia de Araxá, atuando como vice-provedor, tesoureiro, secretário e conselheiro.

Recebeu várias condecorações por sua trajetória política e profissional, entre elas, a Medalha Santos Dumont. Domingos Santos faleceu aos 89 anos, no dia 8 de junho de 2008, ocasião em que foi decretado luto oficial de três dias pelo então prefeito Antônio Leonardo Lemos Oliveira.

Mesmo a população sendo conhecedora da intenção do governo anterior em denominar o Centro Administrativo com o nome de Juscelino Kubitschek, o vereador Juninho lembrou que o ex-presidente já tem o devido merecimento com seu nome presente em vários empreendimentos públicos espalhados pelo país, e em Araxá existe uma legislação que não permite a denominação repetida de logradouro público – existe uma rua na cidade denominada Juscelino Kubitschek.

Ele reiterou que a decisão em homenagear Domingos Santos surgiu em recente reunião do novo prefeito de Araxá, Aracely de Paula, ocorrido com os vereadores, na qual Juninho relatou a intenção em prestar esta homenagem e de prontidão foi acatada pelo futuro prefeito.

“Portanto, nada mais justo do que prestar esta homenagem a Domingos Santos através do Centro Administrativo. Esta já era uma vontade dos nossos colegas vereadores e de ex-prefeitos que fizeram um abaixo-assinado manifestando seus apoios a esta iniciativa. Domingos Santos foi um homem exemplar, cidadão e pai de família que fez muito por Araxá, deixou seu nome na nossa história. Tenho certeza que a população vai receber muito bem esta futura homenagem a ser prestada ao ex-prefeito Domingão”, destaca Juninho.

Em aparte, o vereador Fabiano Santos Cunha (PRB), que é neto de Domingos Santos, agradeceu em nome da família a iniciativa de Juninho em propor o Projeto de Lei, destacando ainda se tratar de uma atitude generosa que valoriza araxaenses que perpetuaram seu nome na história da cidade.

O projeto está previsto para ser apreciado e votado na próxima Reunião Ordinária.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *