Logo Jornal Interação

No mês em que as comemorações estão em torno também dos “Professores”, o tributo a Profa. Lídia acolhe os aplausos a todas educadoras e educadores que sabem que cabem a eles tornar os sonhos possíveis. Aplaudindo esta mestra por excelência, aplaudimos todos educadores de Araxá!

Personalidade Incomum:  

Dona de uma personalidade marcante, multifaceada por sentimentos que abraçam seu carisma e alegria.

Vislumbra-se inteligência e firmeza, convivendo em harmonia com seu lado despojado, brincalhão. Assim, ela deixa de Ter e passa a Ser um estilo de vida onde a inteligência, competência e cordialidade são uma constante e o “savior-faire” é total.

Advogada

A hora da infância foi à hora de florescer seu Dom maior – ser professora! Sempre sentiu latente a vontade de ensinar. Sempre quis ser professora. Nasceu em Ribeirão Preto, mudando com 11 anos para cidade de Uberaba, onde terminou seus estudos de II Grau no Colégio das Dominicanas – Nossa Senhora das Dores.

Dos pais sempre teve o incentivo que era tão capaz quanto os irmãos no campo profissional. Optou pelo curso de Direito, e com 17 anos se ingressava na faculdade – Uniube. Com 23 anos, já Pós – Graduada pela UFSC, em Instituições Políticas Jurídicas, começou a lecionar na faculdade que se formou.

Competência:

Através de concurso para fiscalização da Receita Estadual, ingressa na Secretaria da Fazenda, e vem para Araxá com a proposta de ficar dois anos.

Lídia conquistou a nomeação para o cargo em comissão de Chefe da Administração Fazendária de Araxá. Cargo este ocupado somente por duas mulheres em todo Estado.

De seu trabalho fez sua missão; foi uma forma de encontrar a justiça social e melhoria de condições de vida para as pessoas.

Família Incomum: 

Dos três filhos, Lídia é a única mulher, filha do Senhor Antônio de Oliveira Jordão Jr. e de Dona Ana de Oliveira Jordão, casal de um carisma especial, que justifica todos os talentos da família, pelo ser presença; ser exemplo. Pelo total desprendimento no sentir, doação na intensidade da partilha e pela alegria constante do convívio harmonioso.

Tudo isto, mediado pela presença do neto, José Gaudêncio Jr. Que faz valer a educação que recebeu, não somente pelo seu compromisso com a vida, mas também pela “garra” de ser como é, quando tem todos os motivos para ser diferente; já que é filho único.

Casada com Dr. Gaudêncio Rocha da Cunha, conceituado e estimado advogado de nossa cidade, Lídia lembra com os olhos coloridos de sensibilidade do Seminário sobre a lei do divórcio, onde se conheceram. Um casal como tantos outros, mas que vivenciam “a priori” o companheirismo, o respeito à individualidade e ao espaço de cada um. Cultivam o mesmo ideal e caminham para muito diálogo.

Com um sorriso genuíno, de espontaneidade e acolhimento cativante, Lídia registra que é uma das poucas ou única filha que nunca saiu da casa dos pais; são muitos anos de privilégios. Realmente formam uma família incomum por conseguirem o que muitos gostariam – uma convivência harmoniosa, uma única família de troncos rígidos, com galhos inquebrantáveis que florescem e frutificam (mesmo com alguns invernos mais rigorosos) na seiva genética do intelectualismo e dos sentimentos nobres.

Política:

O que significa a política na atualidade brasileira? Seria uma atividade confinada ao mundo dos “políticos”? Ou diz respeito ao cotidiano dos homens “comuns”?

Nem tanto ao mar, nem tanto a terra: Primeiro, porque há muito se faz política.   O governo, a presença do Estado, as eleições, os partidos estão aí, exigindo um mínimo de posicionamento de cada um. Em segundo lugar, porém, o mundo que cerca a política apresenta-se como uma constante “caixa de surpresas”. As revoluções, os golpes, as surpresas eleitorais povoam os noticiários dos meios de comunicação.

Tudo leva a crer que esta imprevisibilidade torna a política interessante, porque ela significa mudança, transformação. E a política é, sobretudo, uma atividade transformadora do real, da história.

E Dra. Lídia com seu perfil democrático com traços marcantes de quem exerce plenamente sua cidadania, já ocupou cargos relevantes no cenário político de nossa terra. A vereança foi uma decorrência lógica para quem já tinha uma forte ligação com o povo de Araxá. Em 2008 é foi eleita vereadora pelo Partido Progressista, sendo a segunda vereadora mais votada no pleito ao Legislativo de 2008.

Uniaraxá:

Profa. Lídia leciona no UNIARAXÁ desde 1990, ocupou diferentes cargos de gestão. Atualmente ministra as disciplinas de Ciência Política, Direito Constitucional e Direito Tributário. Para ela ser professora no UNIARAXÁ é estar em família.

Nota da Articulista: É certo que educadores não são responsáveis por alimentar a raça humana ou curar suas doenças. Ou, ainda, por construir pontes que unem ou separam povos. Entretanto, educadores ensinam a fazer… A realizar… A concretizar… A educação orienta.

É impossível imaginar o trabalho de qualquer profissional sem a presença dos professores. E o trabalho de educador é justamente fazer com que os resultados positivos se tornem possíveis.  Parabéns professor!

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *