Logo Jornal Interação

“A honra não consiste em receber títulos, mas em merecê-los…”. Recorri às palavras de Aristóteles, pois se adequam perfeitamente ao perfil do casal, que em sua ilibada conduta, coerência e ética, têm contribuindo sobremaneira para a educação de Araxá e Região, em sua impecável atuação no UNIARAXÁ.  Na oportunidade em que comemoramos o “Dia do Professor”, aplaudimos este casal que vivenciam valores inestimáveis, com extremada dedicação e doação em prol do sucesso do Centro Universitário do Planalto de Araxá. A postura conduta correta e justa, matiza o cotidiano do estimado casal, com absoluta ética e respeito por todos que com eles convive. Através da exemplar atitude, descobrem-se os educadores em permanente busca do conhecimento e do diálogo que promove ações humanistas. No Uniaraxá, desde 1993, Prof. Válter é Reitor da Instituição, desde 2009, numa aplaudida gestão, tem angariado sucesso e conquistas para o Uniaraxá, fazendo uma gestão histórica, com sucessivas conquistas e grandes realizações.

Reitor:

O Reitor do Uniaraxá se posiciona sempre com estremada sinceridade, sem usar meias verdades. Através de sua exemplar postura, descobre-se a pessoa ativa, generosa, que sabe escutar e ponderar; o profissional competente que se notabilizou pela ortodoxia empresarial e extremada dedicação à docência, onde se destaca como o professor que sabe se fazer querido e respeitado por seus alunos. l No início, por acaso, ao concluir o curso de Administração de Empresas, em 1986, Prof. Válter procurou uma ocupação para o horário noturno, já que, desde os treze anos sempre teve atividades diurna (trabalho) e noturna (escola). Candidatou-se a professor do Curso Técnico em Contabilidade da Escola Araxá – 2° Grau e começou a lecionar em 1987. Com a abertura do curso de Ciências Contábeis, no Uniaraxá (antiga FACIGE), foi convidado a lecionar a disciplina Contabilidade Geral. Em seguida, a assumir o cargo de Coordenador do Curso de Ciências Contábeis e, posteriormente, foi convidado para ser Diretor da FACIGE. De fevereiro de 1987 a maio de 2002, conciliou a vida profissional com o seu emprego na Bunge Fertilizantes (antiga Arafértil) durante o dia, e o ensino no horário noturno. Em maio de 2002, com a transformação das Faculdades Integradas do Alto Paranaíba (FAFI, FACIGE, FADI e FACISA) no Centro Universitário do Planalto de Araxá, assumiu o cargo de Pró-Reitor de Planejamento, Administração e Finanças; logo na transformação da FIAP (Faculdades Integradas do Alto Paranaíba) em Centro Universitário. Diante da impossibilidade de conciliar as suas atividades da Bunge com as do Uniaraxá, optou pelo Uniaraxá. Desde 1987 até antes de ser reitor, nunca deixou de lecionar ministrando a disciplina “Empreendedorismo” nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação.

Estudos:

Durante o tempo de estudo do Prof. Válter, sempre prevaleceu à dedicação e a vontade de aprender e crescer profissionalmente. O Ensino Fundamental foi cursado no Grupo Escolar Dr. Eduardo Montandon e na Escola Estadual Vasco Santos e, o Ensino Médio, na Escola Estadual Dom José Gaspar. MG. Prof. Válter  graduou-se em Ciências Econômicas, em 1985, e em Administração de Empresas em 1986. Especializou-se em Contabilidade – Análise e Gerenciamento – Universidade Federal de Uberlândia/Associação Comercial e Industrial de Araxá, em 1990. Também em Gestão Empresarial – Universidade Federal de Uberlândia, em 1993. Fez Mestrado em Contabilidade e Finanças – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SR concluído em 2005. Sua vontade de ir sempre em frente, conquistando novos espaços e mais conhecimento, o fez participar do Ciclo de Estudos de Política e Estratégia-Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG EMPRETEC – SE-BRAE. Atualmente está terminando o doutorado pela UTAD – Universidade Trás – os – Montes e Alto Douro, em Portugal.

Profa. Sebastiana:

A doutrina de retidão e honestidade vem do berço, herdada dos pais, Senhora Saturnina Rodrigues de Carvalho e Senhor Antônio Ribeiro de Carvalho. O perfil de Tianinha é talhado para cumprir metas e vencer desafios. Com grande força de trabalho, tem sua capacidade aflorada de forma discreta, num mix de bom senso, ponderação e absoluta coerência entre discurso e prática. A profissional comprometida perpassa pela mulher forte, com sorriso tímido e jovial. Em sua simplicidade, pontua a cidadã politizada que tem bem definidos seus objetivos e seus conceitos de deveres e direitos. Depurando esses e outros conceitos, Tianinha é uma pessoa verdadeira, cujas proposições de vida estão seladas na autenticidade, um posicionamento sábio de quem não lê na cartilha do outro e de quem se posiciona de frente e com coragem, para os desafios da vida.

Profissional:

A autonomia, a independência faz parte do “DNA” desta competente profissional que tem no “relógio de ponto”, o comprometimento de poucos e a premissa de ser hoje melhor do que foi ontem. Iniciou sua experiência no mercado de trabalho como caixa no Abatedouro Araxá, caminho que a levou a ser bancária no Banco de Crédito Real de Minas Gerais. O dom docente foi aflorado como instrutora de cursos de informática na Microcamp, talento abonado por sua inteligência privilegiada e competência numa área ainda pouco usual para mulheres. Atuou como analista de sistemas na Capal e analista de suporte ao usuário no Grupo Zema.

Formação Acadêmica:

Profa. Tianinha é graduada em Processamento de Dados pela Uniube, curso que por si só é requerente de uma postura moderna e interativa. Contempla as habilidades técnica e de intelecção, contextualizadas na exigência da qualidade e produtividade, capacitação e geração de soluções profícuas dos informáticos. É especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, pelo Uniaraxá; Gestão Estratégica de Sistemas de Informação, pela Unicamp; Análise de Sistemas, pela Unaerp. É Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes/BH – linha de pesquisa – “Tecnologias de Gestão e Competitividade”. Uma grande conquista no meio acadêmico.

Docência:

Há 17 anos, a convite do saudoso Prof. João Rios Montandon, é professora do Centro Universitário do Planalto de Araxá, atuando na área de Tecnologia da Informação e Comunicação destacando: Inovação, Sistemas de Informação, e Gestão. Seus alunos sabem que além das disciplinas ministradas por ela: Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação, Gestão Estratégica de TI, Gestão da Inovação e da Tecnologia, Análise de Problemas e Tomada de Decisão, está sempre em pauta à pontualidade, comprometimento, seriedade e prazer em compartilhar o conhecimento.

Família:

Num compasso harmonioso, faz valer à máxima que ao lado de um grande homem sempre está uma grande mulher. Tianinha que é referencial como professora é também para sua família. Sensível em discernir os interesses maiores da vida, é exemplo para seus filhos de que devemos usar o mesmo peso e a mesma medida para todas as pessoas. Casou-se no ano de 1993, com a Prof. Válter Gomes e Ana Alice e Pedro Augusto, são os filhos do casal, que encantam pela educação recebida.

Nota da Articulista: Os grandes exemplos afloram aspirações que, com tanta força, fazem os homens de hoje sentirem a imensidão do mundo, a grandeza do espírito, a magia da fé e o valor sagrado de toda verdade nova.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *