Destaque »

Ganso empata com Valeriodoce e continua no G4

24 de setembro de 2018 – 19:49 |

Em partida válida pela décima rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, versão 2018, chancelado pela Federação Mineira de Futebol, na manhã do último  domingo, dia 23 de setembro, o time do …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Cultura

Coafro de Araxá leva a cultura afro-brasileira aos municípios mineiros

Em Araxá, as apresentações artísticas do projeto serão realizadas nos dias 6 e 13 deste mês.

O projeto Circuito de Artes Cênicas, elaborado pelo Conselho de Participação e Integração da Comunidade Afro-Brasileira de Araxá (Coafro) promoverá apresentações nos dias 6 e 13 deste mês, com o Encontro de Folia de Reis. No domingo, 6, ocorrerá o Encontro de Folia de Reis, e no dia 13, estão programadas apresentações referenciando a libertação dos escravos, no Centro de Referência da Cultura Negra.

As manifestações serão realizadas, além de na cidade de Araxá, nos municípios de Boa Esperança, Ituiutaba, Patrocínio e Uberlândia. Com apresentações em espaços semiabertos, o objetivo é preservar os costumes e as tradições da cultura afro-brasileira, tendo em vista que o Brasil é o país com a maior população de origem africana.

Em cada município citado, serão realizadas sete atrações artísticas voltadas à cultura afro-brasileira, totalizando trinta e cinco apresentações. Esse projeto foi elaborado pela Coafro, em parceria com o Ministério da Cultura e da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), aprovado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a “Lei Rouanet”.

A etapa do projeto em Araxá será concluída no próximo dia 17 de junho, com o Encontro de Congadas. Lembrando que as atrações desse projeto consistem em congadas, maculelê, capoeira, folia de reis, teatro, dança, contação de histórias, segmentados nas tradições locais, regionais e folclóricas brasileiras.