Logo Jornal Interação

Desde ontem, esta acontecendo o  3º Festival Literário de Araxá Com o tema “Leitura Por Um Mundo Melhor”

Até o próximo dia 12 domingo, o pátio da Fundação Calmon Barreto esta sendo palco principal de mais um Fliaraxa,  trazendo uma nova, rica e diversificada programação com o teatro, a música e a fotografia.

O autor homenageado este ano, será o mineiro Luiz Vilela, um dos maiores contistas e romancistas do país. Os escritores Humberto Werneck e Leo Cunha compartilham a curadoria com Afonso Borges, idealizador Fliaraxá e do Sempre um Papo, projeto de incentivo à leitura criado há 28 anos.

A abertura que aconteceu ontem às 10h30, contou com a presença do romancista Luiz Ruffato que, junto a Afonso Borges, falaram sobre o tema “Leitura Para Um Mundo Melhor”.

A rica programação trouxe as 14hs  Rubia Mesquita com o tema: Show Infantil com Contação de Histórias

As 15hs foi a vez de Chico dos Bonecos com o  Tema: Palavras e Brinquedos – A arte de contar histórias, os  jogos de palavras e os brinquedos e brincadeiras com objetos do cotidiano.

Aconteceram oficinas: A poesia e a formação de Leitores, na Sala de Aula e na Biblioteca com Affonso Romano de SantAnna e Arquitetura e Poesia: Duas Artes em Diálogo com Gustavo Penna.

Às 18h Mary Del Priore e Afonso Borges com o tema: Historias reais e sobrenaturais na  cultura brasileira.

As 19h Luiz Ruffato e Marcelino Freire com o tema: Literatura, Cidade E Raízes.

As 20h Martha Medeiros e Leila Ferreira com o Tema: Os Dramas, Dilemas e  Risos do Dia-a-Dia: Uma Questão de Geração?

O Tauá Grande Hotel de Araxá recebeu a  performance Teatral com a atriz convidada Fernanda Vianna e também a Exposição com 70 fotos de Daniel Mordzinsk “Quarto de Escrita” , para comemorar os 70 anos de Grande Hotel.

Até domingo serão várias palestras e oficinas a cargo de escritores, jornalistas, artistas e pensadores.

Homenagem aos 70 anos do Grande Hotel – Laboratório de Contos

O III Festival Literário de Araxá apresenta outra novidade: Laboratório de Escrita Criativa, idealizado e produzido pelos escritores Marcia Tiburi e Evandro Affonso Ferreira. O projeto existe a alguns anos, em São Paulo, sempre muito concorrido e com vagas esgotadas. A proposta é trabalhar o conto como forma literária. Para marcar os 70 anos do Grande Hotel de Araxá, inaugurado em 1944, os participantes do Laboratório serão estimulados a escrever contos ambientados em hotéis. Sob comando e orientação de Marcia e Evandro, 25 aspirantes a escritores, já pré-selecionados por meio de análise de currículo e aptidão, vão cumprir nove horas-aulas. Os melhores contos serão, posteriormente, publicados em livro. Dos 25 oficineiros, cinco foram convidados pelo Fliaraxá, com todas as despesas de alimentação e hospedagem pagas pelo Festival. Os nomes dos selecionados estão disponíveis no site www.fliaraxa.com.br e no facebook/fliaraxa.

A literatura no teatro – espetáculos com Alexandre Borges e Eduardo Moscovis

É recorrente a literatura inspirar as produções teatrais. Nesta edição, o Fliaraxá inova trazendo dois elogiados espetáculos para integrar a programação. “O Livro”, com o ator Eduardo Moscovis, narra a história de um homem que recebe um livro de presente de seu pai, mas com a notícia de que ficará cego ao final da leitura. O texto é de Newton Moreno e a direção de Christiane Jatahy. A apresentação de “O Livro” ocorrerá às 22h, no Teatro Municipal de Araxá (Av. Antonio Carlos, s/n), com entrada gratuita. E o espetáculo “Poema Bar”, com Alexandre Borges que, acompanhado do pianista português João Vasco, recita e canta Vinícius de Moraes e Fernando Pessoa. A montagem propõe uma nova ótica sobre a obra de dois poetas que, apesar de retratarem épocas diferentes, traduzem em versos a ampla cultura de seus países. O humor ácido e as paixões de Vinicius se unem ao romantismo de Pessoa em um show para ser visto, ouvido e, sobretudo, sentido. “Poema Bar”, será apresentado no auditório 1 – Luiz Vilela, na sede do Fliaraxá, na Fundação Calmon Barreto, no dia 11 de outubro, sábado, às 21h30.

Para as crianças, “Mania de Explicação”, baseado no premiado livro homônimo de Adriana Falcão, a peça fala de uma garotinha que busca explicações para várias palavras que são apresentadas de uma forma poética e lúdica, encantando pessoas de todas as idades. Como não poderia deixar de ser, a peça será apresentada no Dia das Crianças, 12 de outubro, às 10h, na sede do Fliaraxá, na Fundação Calmon Barreto.

Programação Infantil:

Mascote Tamanduel

Não é só. O III Fliaraxá vai incluir também uma extensa programação infantil, animada por Rúbia Mesquita, Chico dos Bonecos, Tino Freitas e Rodrigo Libânio Christo, entre outros ases desse segmento. As atividades na verdade, tiveram início bem antes da abertura do III Fliaraxá: em 11 de setembro, os escritores Leo Cunha e Tino Freitas fizeram palestra-espetáculo para apresentar às crianças de Araxá o mascote do Fliaraxá, o Tamanduel, em uma alusão ao Tamanduá Bandeira, animal em risco de extinção. O bichano, que tem uma língua grande e fome de letras, ganhou música própria e uma bela fantasia. A criançada poderá revê-lo durante todo o Festival.

O Fliaraxá tem ainda, um Concurso Infanto-Juvenil de Redação, voltado para estudantes do ensino médio das escolas públicas e privadas de Araxá. A primeira edição, no ano passado, inspirou uma crônica de Humberto Werneck no jornal O Estado de S. Paulo, que viria mais tarde dar título ao livro “Sonhos Rebobinados”, a ser lançado durante o Festival. Este ano, o prêmio será entregue pelo escritor homenageado, Luiz Vilela.

III Fliaraxá estreou nova programação gráfica, na qual o Sol é mostrado em várias posições, o que remete ao significado da palavra Araxá: lugar onde o sol nasce primeiro, em tupi-guarani.

O Festival se reflete também nas redes sociais, como se pode conferir no Facebook e no Twitter.

Todo o Festival será gravado em vídeo e transmitido de forma simultânea, online, pela internet. Cinco debates serão selecionados e transformados em programa de televisão, a ser transmitido para todo o país, pela TV Câmara.

As duas edições anteriores do Fliaraxá, que homenagearam Ziraldo e Adélia Prado, reuniram cada uma, cerca de 15 mil pessoas. Mais de 20 mil livros vendidos, boa parte deles a baixo custo. Até os números consagram o Fliaraxá como uma das mais significativas ações de incentivo à leitura no Brasil.

O III Fliaraxá, que tem o apoio do Ministério da Cultura e do Circuito CBMM de Cultura.

A programação completa do Festival está no site e notícias são compartilhadas diariamente nas redes sociais facebook, twitter e instagram.

Para maiores informações entre em contato com Central Fliaraxá [34] 3691.7133 ou acesse o site http://www.fliaraxá.com.br/info@fliaraxa.com.br .

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *