Logo Jornal Interação

HOMENAGEM UNIARAXÁ

3//10/2014- 18:23

PorEditor1

out 3, 2014

Catia Maria Lemos Melo Zema

COMENDA UNIARAXÁ

A COMENDA UNIARAXÁ, ora outorgada à Promotora de Justiça da Comarca de Araxá – Dra. Mara Silva Dourado, pelo Reitor do UNIARAXÁ, Prof. Válter Gomes, se torna ainda mais importante por se tratar de uma pessoa que efetivamente participou de decisões históricas do Centro Universitário do Planalto de Araxá.

Dra. Mara exala simpatia e cordialidade. Num olhar mais atento, percebe – se algumas reservas, atenuadas pelo acolher irrestrito daqueles que sabem ouvir e fazer sentir bem os que com eles convivem. Atuando com extrema competência na Promotoria de Araxá, faz a diferença, pois possui como ninguém a vocação de estabelecer vínculos pontuados pela ética que constrói e pela justiça que emancipa tudo, permeada pela fascinante arte da simplicidade.

A homenageada nasceu e foi criada em Maringá, cidade Norte do Paraná, com aproximadamente trezentos mil habitantes, cantada em versos pelo mineiro Joubert de Carvalho (Maringá, Maringá, depois que tu partiste, tudo aqui ficou tão triste…). Assim começa a história de Dra. Mara com Minas Gerais. As famílias de seus pais têm origem nas terras mineira, nas regiões de Manga, São João Napomuceno e Diamantina, Vieram para o Paraná no fim da década de 50 e dali não saíram mais.

A opção pelo direito foi por forte influência do pai, que, na época, cursava o ultimo ano deste curso. Dra. Mara Colou Grau no ano de 1990, com a distinção que cabe aos alunos exemplares. A opção pelo Ministério Público foi em decorrência da dificuldade em exercer a advocacia numa cidade como Maringá, onde a concorrência é grande. A homenageada desejou assim uma carreira pública, onde estariam aliadas a realização profissional e a estabilidade financeira. Prestou vários concursos no Paraná e Minas Gerais, sempre para a Magistratura e Ministério Público.Em 1993, foi aprovada no XXXI Concurso do Ministério do Estado de Minas Gerais.

Dra. Mara é apaixonada pela profissão que exerce como Promotora de Justiça. Aliás, tudo nesta grande e generosa mulher conspira para ser sempre maximizado, tal é a lisura de sua conduta e dimensão de seu caráter. Segundo ela, a proximidade com o povo diferencia o Ministério Público das outras instituições, mais do que conhecimento jurídico, essas curadorias exigem muita psicologia, bom senso e, sobretudo paciência, pois os resultados são obtidos em longo prazo. Por excelência e em grande estilo, Dra. Mara representa o Ministério Público como alguém que efetivamente luta de forma aguerrida pelos direitos, anseios, pelos projetos e esperanças da comunidade araxaense. Nos próprios dizeres da norma constitucional, o promotor não é unicamente o “dono da ação penal”, é mais. É o guardião do regime democrático, da ordem jurídica e dos interesses sociais e individuais. Em outras palavras, o Ministério Público continua a desenvolver suas atribuições na esfera criminal, com o fim de persecução da justiça, mas abraçou novas atribuições, de sorte a ampliar as esferas de atuação, sempre com o aval de ser uma das últimas instituições sérias do país.

Dra. Mara ocupa uma posição nobre e única na sociedade de Araxá, que deposita grande confiança e esperança em seu trabalho. Além de ser alvo de aplausos e eterna gratidão dos araxaenses, goza da oportunidade de fazer a diferença atuando em defesa dos direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos em várias esferas sociais. Atua com extrema competência, justiça e imparcialidade, aliás, com a dimensão da lisura de sua conduta e retidão de seu caráter.

Os araxaenses aprenderam a respeitar o trabalho da Promotora altruísta, sua serenidade e competência, pessoas como a Dra. Mara fazem as pessoas acreditar na humanidade.  Sua capacidade de trabalho, entusiasmo e compromisso irrestrito com as causas que abraça são alguns de seus predicados que contagiam a todos nós que temos o privilégio de acompanhar seu trabalho. A Promotora de Justiça Mara Lucia Silvia Dourado, na verdade deixa um grande legado para as futuras gerações. Sua presença e seu trabalho fazem parte deste legado que é essencial para garantir os direitos de nos cidadãos e dos interesses de nossa sociedade. Nesta jornada que sabemos que não é fácil sempre olhou além do seu tempo, e não esmoreceu jamais… Pelo contrário, a inquietude diante do que não é certo, o questionamento e a vontade de modificar paradigmas sempre lhe acompanharam, com firmeza, técnica, mas com gentileza e elegância para desmoronar as resistências e fazer nascerem flores em meio às rochas. Parabéns Promotora guerreira!

Nota da Articulista: Através de nossos aplausos, fica demonstrada a importância do MP para a sociedade, dando-se as devidas vênias a esta instituição que tanto busca o bem estar e verdadeiramente nos representa perante o Estado.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *