Logo Jornal Interação

O Programa ProJovem Trabalhador oferta mil vagas para qualificação de jovens na cidade.

Preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda são os principais objetivos do ProJovem Trabalhador. Podem participar do programa os jovens desempregados, com idades entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capta de até meio salário mínimo. O município de Araxá é o único do Estado de Minas Gerais a receber o programa “ProJovem Trabalhador” do governo federal.

Mil jovens araxaenses com idade entre 18 e 29 anos, que estejam desempregados, passarão por cursos diversos como: Administração Básica; Contabilidade auxiliar; Caldeireiro; Soldador; Atendentes em estabelecimentos comerciais, bares e hotéis; Garçons; Camareiras; Artesanato; Arte e Cultura; Beleza Externa; Construção e Reparos, dentre outros. Todos receberão apostilas gratuitamente, trabalho realizado pela atual administração, buscando em Brasília, desde 2009, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, que tem como titular Alda Sandra Barbosa Marques.

A ordem de serviço tem assinatura prevista para o dia 10 deste mês, dando início ao processo de recrutamento dos jovens interessados. Os professores Antônio Mauro Alves e Bruno Barbosa Borges, da empresa ECO FRAN – vencedora da licitação –, são os coordenadores e já estão em Araxá, cuidando de todos os detalhes.

Os cursos desta parceria do município com o governo federal terão duração de 350 horas e serão divididos em duas partes:

1ª – 100 horas – Autoestima; 40 horas – Inclusão digital e 60 horas para empreendedorismo e cooperativismo.

2ª – 250 horas para conhecimento específico, mediante  material contido em apostilas. No total, os cursos terão seis meses de duração.

Além dos cursos gratuitos, todos os jovens receberão: uniforme, kit de material escolar e ainda cem reais por mês. No caso dos que moram a uma distância de mais de 10 quadras do local das aulas, terão vale-transporte. De acordo com o responsável pelos cursos, professor Antônio Mauro Alves, serão investidos, em Araxá, com a realização do projeto, R$ 600 mil, incluindo a contratação de pessoal e equipe técnica como professores, que também serão da cidade.

“A grande conquista de Araxá para esses mil jovens não é o valor financeiro, mas sim o resgate da cidadania, do respeito e a inclusão social”, finalizou.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *