Destaque »

Lídia Jordão faz palestra no 13º Encontro Mulheres com Direito

17 de maio de 2019 – 19:12 |

Lídia Jordão representou Minas Gerais, juntamente com mais nove mulheres da área do Direito, de outros estados do País. Ela foi convidada pela coordenação geral  do Encontro, através da Drª Fabiana Garcia. Para Jordão, …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Destaque

CONSEP lança Projeto ‘Todos Contra a Droga’

O Conselho Comunitário de Segurança Pública de Araxá, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou solenidade de lançamento do Projeto “Todos contra a Droga: a vida vale mais!”, na última segunda-feira, dia 15, na Associação Comercial  e Industrial de Araxá (ACIA). O projeto conta com o  apoio da Polícia Militar, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Araxá (CMDCA)  e ACIA.

Estiveram presentes no lançamento do projeto professoras e diretoras das escolas, representantes de classes, defensores públicos, autoridades locais e representantes das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e da sociedade civil organizada.

As drogas são um mal que atinge a humanidade de várias  formas:  a pessoa usuária, que vive amarrada a um sistema de criminalidade para adquirir a droga, destruindo a sua própria saúde;  a família da pessoa usuária, que vive um eterno pesadelo pelo sofrimento de acompanhar um ente querido destruir a própria vida, em razão de sua dependência química; o Estado, por assistir a sua autoridade sendo afrontada e confrontada pela ação dos traficantes;  e também a sociedade, que vive aterrorizada pelas ações criminosas, movidas em torno do tráfico de drogas [furta-se, rouba-se e mata-se em decorrência da ação de consumir e traficar a droga].

No lançamento, a gerente administrativa do CONSEP, Marília Fonseca Cerqueira, representando o presidente da instituição, Valter José das Neves,  apresentou aos participantes a proposta do projeto, seus objetivos, os parceiros e importância para a sociedade, além das ações que serão realizadas e as questões de prevenção e combate às drogas, e ainda, divulgação de informações que orientem a prevenção.

Objetivo principal de fortalecer a comunidade escolar, de forma direta, crianças e adolescentes, visando à desconstrução do uso indevido de drogas lícitas e ilícitas, formando multiplicadores das ações de prevenção e combate ao uso de drogas e álcool. Farão parte do projeto as Escolas Municipais Aziz J. Chaer, Auxiliadora Paiva e Escola Municipal Leonilda Montandon (CAIC) e a Escola Estadual Loren Rios Feres.  O projeto será desenvolvido em cada escola durante as aulas de ensino religioso, uma vez por semana, no período de oito meses,  para os estudantes do 8º ano.

Palestra

O Projeto “ Todos contra a droga; a vida vale mais” teve na manhã de ontem (18) uma palestra com o Excelentíssimo  Senhor  Juiz da Vara Criminal de Araxá, Dr. Renato Zouain Zupo, que abordou sobre o aspecto jurídicos, sua importância e funções na sociedade, falou com muita propriedade dos males, das conseqüências e a evolução das drogas e da sociedade no mundo globalizado, visando uma prevenção a favor das futuras condições de saúde física, psicológica e social das crianças e adolescentes. A palestra foi direcionada para os alunos  do 8º ano das Escolas Municipais Aziz J. Chaer, Auxiliadora Paiva e Escola Municipal Leonilda Montandon (CAIC) e a Escola Estadual Loren Rios Feres participantes do  projeto.