Destaque »

Em final com 6 gols, França bate Croácia e conquista o bi mundial

17 de julho de 2018 – 0:56 |

A vitória sobre a Croácia por 4 a 2, na final da Copa do Mundo da Rússia, no domingo, coloca a França em um novo patamar no futebol mundial. O time …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » +

Situação de praças, ginásios e do Parque do Cristo é debatida Fórum Comunitário da Câmara

   A Câmara de Vereadores de Araxá, no Alto Paranaíba, recebeu nesta última segunda feria (1º), representantes do setor de segurança pública da cidade, dos poderes executivo e judiciário, promotoria de justiça de Minas Gerais e comunidade, em um Fórum Comunitário. Eles debateram a situação do Parque do Cristo, fechado desde fevereiro por força de decreto da justiça em Araxá, das praças, dos ginásios e das quadras esportivas, espalhadas por todos os setores.

   Todos os vereadores participaram do Fórum, que era um pedido da Mesa Diretora da Casa da Cidadania, reforçado pela solicitação do juiz de direito, Renato Zupo. O fórum foi presido pelo vice-presidente da Casa Legislativa, Vereador Amilton Marcos Moreira (Sargento Amilton).

   O encontro começou com a apresentação de diversas fotos pelo vereador Eustáquio Pereira, autor de diversos requerimentos na Casa, pedindo reformas e manutenção nesses locais, no qual questionou ao prefeito Jeová Moreira da Costa, que estava presente no Plenário Guilherme Gotelip Neto, a respeito das melhorias e soluções que precisam ser encontradas.

   O secretário de segurança pública, Mauro da Silveira Chaves, o comandante da PM, Tenente Coronel Arnaldo Pereira, a promotora de justiça, Mara Lúcia Silva Dourado e os vereadores tiveram a oportunidade de apresentar sugestões e expor questionamentos a respeito dos casos.

    O mais preocupante, segundo o juiz Renato Zupo, é o Parque do Cristo. “Estamos discutindo essas áreas de Araxá que estão sendo subaproveitadas ou não aproveitadas pelo poder público. Estão virando palco de vândalos e criminosos. O Parque do Cristo, a gente reeditou uma portaria, solicitando que o poder executivo tomasse providências. Essas providências foram tomadas, mas não estão satisfatórias. Isso foi colocado aqui. Há a necessidade de uma ação mais positiva por parte do poder público municipal, para cuidar do Parque do Cristo, que é um de nossos maiores cartões postais”, disse.

   Ao final, de acordo com o juiz, chegou-se a conclusão da necessidade, de fomento as parcerias público-privadas nas áreas públicas de Araxá, para que grandes empresas adotem esses espaços e cuidem deles. “Em paralelo, na reforma dessas áreas, na conservação delas, que se utilizem nossos reeducandos, que estão lá à disposição, querendo e precisando trabalhar. É um direito do detento ter esse trabalho. Ele diminui o tempo da pena, ele recebe por isso. Através do Consep, a gente obedecendo à aptidão do reeducando e o encaminhando ao mercado de trabalho. Ele pode sim participar dessa reforma das áreas públicas, inclusive do Parque do Cristo”, ressalta.

   Sobre as críticas feitas e problemas apontados, o prefeito Jeová afirmou que não entende isso como críticas e que o poder executivo já está buscando essas soluções. “Eles agora acordaram para assumir essa responsabilidade. Coisa que nós já estamos fazendo pela terceira vez em Araxá. Eu provei na minha fala coisas concretas. Agora, através desse Fórum, a gente está vendo que os vereadores acordaram para ver a responsabilidade e envolver com os problemas que são os desafios de uma administração”, afirma.

   Tudo quem foi apresentado na Casa da Cidadania nesse encontro, segundo Sargento Amilton, está documentado e gravado, e vai fazer parte de um documento, que será enviado ao poder executivo para orientar as ações pontuais levantadas. “Foi acertado um cronograma, por parte do executivo, para que nos mostre resultados, do que foi tratado hoje. Estipulamos um prazo de 90 dias e no dia quatro de dezembro, quando nós iremos fazer um novo fórum comunitário, o executivo virá e vai apresentar os resultados do que foi tratado aqui, para que nós possamos buscar a imediata solução, principalmente do Parque do Cristo e todos os ginásios de Araxá”, finaliza Amilton.

Ascom Câmara de Vereadores de Araxá