Logo Jornal Interação

   A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso País, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. No dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro levantou a espada, perto de um riacho chamado Ipiranga, e gritou: “Independência ou morte”. Esse gesto marcou o momento em que o nosso país deixou de ser uma colônia, ou seja, deixou de ser comandado por outro país, no caso, Portugal. A partir desse dia, o Brasil passou a ser independente. Por isso, comemoramos a data celebrando características únicas do nosso país. Algumas delas são lembradas no desfile do Sete de Setembro.

    O Dia da Pátria é marcado por desfiles patrióticos na maioria das cidades brasileiras. O mais famoso deles ocorre em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, sob a presença do Presidente da República. Cerca de 30 mil pessoas assistem ao evento, que custa cerca de um milhão de reais. Desfiles similares ocorrem em todas as capitais estaduais, sob a presença dos respectivos governadores, e em várias cidades em todo o País.

   As comemorações pela Semana da Pátria estão sendo realizadas em todo o Brasil. Em Araxá, no último dia 1º de setembro, tradicionalmente, o hasteamento das bandeiras de Araxá, do Estado de Minas Gerais e do Brasil foi feito na Praça Arthur Bernardes, marcando a abertura de uma série de eventos na semana que antecede a data de 7 de setembro, dia da Independência.Em comemoração,foi acesa uma tocha em ato de civismo.

   Na terça-feira, 2, o 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM) recebeu uma sessão cívica, promovida pela Secretaria Municipal de Educação. O tema deste ano é “Construindo a independência, trabalhando juntos por Araxá”.

   A solenidade foi aberta com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Araxá, ao som do hino nacional. A cerimônia contou com autoridades civis e militares, Tiro de Guerra e escolas municipais.

   As atividades cívicas serão realizadas até hoje. No calçadão da Rua Presidente Olegário Maciel, em frente à Biblioteca Municipal, vai haver o encerramento da semana da pátria, com uma sessão cívica. Devido ao período de eleições, a Prefeitura decidiu não promover o tradicional desfile de 7 de setembro.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *