Logo Jornal Interação

A araxaense Jane Porfírio Magriotis está de volta ao topo do ranking brasileiro de Tênis. Ela conquistou o primeiro lugar na Copa Kirmayr de Tênis disputado em Serra Negra (SP).

Jane Porfírio ganhou mais um importante título para a sua extensa galeria de troféus sagrando-se bicampeã da Copa Kirmayr. A vitória garantiu à Jane o primeiro lugar no ranking brasileiro e também entre as 15 melhores do mundo no ranking da Federação Internacional de Tênis – ITF, na sua categoria 45 anos.

“A competição foi disputada no Centro de Treinamento do Carlos Alberto Kirmayr que é um dos melhores do Brasil. A Copa foi novamente de alto nível e conseguir defender o título foi motivo de muita alegria para mim”, afirma Jane.

Segundo ela, não acreditava que pudesse voltar a ser a número 1 do Brasil. “O Tênis é muito difícil e bastante concorrido na minha categoria. Não tinha esperanças de voltar a ser a primeira do ranking do Brasil e após esta conquista estou me sentindo bastante lisonjeada. Inclusive recebi uma proposta de patrocínio de uma marca de raquetes que vai me fornecer todo o meu material de Tênis”, diz Jane.

A Copa Kirmayr de Tênis é reconhecida pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e também vale pontos para a Federação Internacional de Tênis (ITF). “É uma competição reconhecida mundialmente e que recebeu este ano tenistas coreanos e argentinos. Vou me preparar agora para a disputa do ITF de São Paulo no final de setembro”, conclui Jane.

Kirmayr

“O Kirmayr foi um dos maiores tenistas brasileiros e fez questão de acompanhar todos os meus jogos este ano elogiando muito o meu desempenho”, revela a tenista araxaense. Uma das personalidades mais renomadas e reconhecidas no cenário tenístico nacional e internacional, Kirmayr destacou-se como jogador e ocupou o 32º lugar no ranking de simples em 1981 e 5º lugar no ranking de duplas em 1983, ambos pela ATP – Associação de Tenistas Profissionais.

Seu grande sonho desde juvenil era representar o Brasil na Copa Davis, aos 19 anos trabalhou como juiz de linha no EC Pinheiros no jogo Brasil X Canadá para ter o gostinho de estar na quadra e aos 20 anos aconteceu a sua primeira convocação, das 19 que se seguiram. Defendeu o Brasil na Davis em jogos memoráveis de 1970 a 1987, como jogador, capitão e organizador. Integrou a equipe técnica em 1996 e 1997 e foi capitão em 2004.

Foi o melhor brasileiro no ranking mundial durante cinco anos e venceu tenistas emblemáticos da sua geração como Bjorn Borg, John McEnroe, Roscoe Tanner, Ilie Nastase, Ivan Lendl, dentre outros. Em simples, Kirmayr chegou a importantes finais, como a do Cairo, em 79, e a de Bogotá, em 80, e levou o título do Guarujá em 81. Ainda naquele ano, o brasileiro alcançaria sua melhor posição no ranking mundial (32°) e bateria John McEnroe, apenas dois meses antes de o ‘bad boy’ sagrar-se campeão de Wimbledon.

Jogando duplas, Kirmayr foi ainda mais espetacular, sendo o maior detentor de títulos ATP de duplas de todos os tempos!

Ele chegou a 28 finais de torneios ATP e alcançou, ao lado de Cássio Motta, o posto de quinta melhor parceria do planeta. Em 83, os dois se tornaram os primeiros brasileiros a participarem do Masters da ATP. A competição foi disputada no Madison Square Garden em Nova York.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *