Logo Jornal Interação

Teve início, na última segunda-feira, 25, em Araxá, as comemorações da 15ª Semana da Pessoa com Deficiência, que tem como tema “Construindo uma história de igualdade e oportunidades param todos”. O presidente da Mesa Diretora da Câmara de Araxá, Miguel Junior, presidiu a solenidade.

Dezenas de alunos da Fada (Associação de Apoio à Pessoa com Deficiência de Araxá) e da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), além dos vereadores, representantes da Prefeitura de Araxá, membros de instituições educativas como, Uniaraxá, Loren, Dona Gabriela, People, Eduardo Montandon, Lia Salgado, Pio XII, Vasco Santos, São Domingos, Padre João Botelho, Delfim Moreira, Polivalente, Manuela Lemos, Rotary, Auxiliadora Paiva e comunidade em geral, participaram do evento.

Na abertura, representantes da APAE fizeram uma apresentação da entidade, que completa 60 anos de fundação no Brasil, e a de Araxá, que comemora 45 anos de atuação em prol das pessoas com deficiência. A cerimônia de abertura contou ainda com a apresentação de alguns dos atletas das duas entidades, que levam o nome de Araxá e do Brasil em diversas competições nacionais e internacionais de modalidades esportivas paraolímpicas

Eles quebram recordes e se superam a cada dia, incluindo seus nomes no ranking brasileiro com benefício do Bolsa Atleta. Eles ainda falaram a respeito da importância da prática esportiva e do apoio recebido. Falando em nome dos parlamentares, o vereador Fabiano Santos Cunha reforçou que a Casa da Cidadania está aberta a todas as pessoas. No encerramento da solenidade, os presentes assistiram a uma apresentação do Grupo Araxá Dance Company – Dança em Comunidade, com um espetáculo de dança em cadeira de rodas.

No dia 26, a programação da semana do deficiente seguiu com uma passeata promovida pela Associação de Assistência à Pessoa com Deficiência de Araxá (FADA) e Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), onde contou com a participação de diversas entidades e escolas do município.

A passeata começou com uma grande concentração na praça e dali partiu para as ruas centrais da cidade. Por onde passava, chamava a atenção de todas as pessoas.  Ainda na noite de terça, foi realizada uma missa na Igreja Sagrada Família.

No dia 27 os alunos fizeram uma caminhada ecológica no Barreiro com os alunos da APAE. Ontem, dia 28, foi realizado  um Fórum com tema “As pessoas com deficiência e o mercado de trabalho”, na Câmara de Vereadores.

A programação se estende até o próximo domingo, dia 31 de Agosto.

Confira a programação deste final de semana:

29 de agosto – Abertura do campeonato de Goalboll, na Escola Lia Salgado, às 19h.

30 de agosto – Jogos de Goalboll, no Lia Salgado, das 8h às 19h.

31 de agosto – Premiação do Campeonato de Goalboll, no Lia Salgado, às 14h.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *