Logo Jornal Interação

Moradores do setor norte de Araxá reivindicam a construção de uma ponte paraligar os bairros Urciano Lemos e Cincinato de Ávila. Um acesso começou a ser construído, porém as obras não foram concluídas.

   A prefeitura de Araxá construiu, sobre o córrego que liga o bairro Urciano Lemos ao Cincinato de Ávila, uma passarela para pedestres, procurando encurtar a distância entre os bairros. A ponte atende aos moradores que trafegam por aquela região, uma vez que a prefeitura tinha projeto de construção de uma ponte nas imediações, interligando, de forma definitiva, os bairros, mas até hoje nada foi feito.

A terraplanagem de um projeto de execução chegou a ser feita no final de 2012, mas foi paralisadacom justificativa de excesso de chuvas na época e até hoje não teve sua continuidade.   Passaram-sedois anos e até hoje o projeto não veio a se concluir; apenas promessas, e colocando em risco a segurança de todas as pessoas que transitam por ali. Foi construída uma passarela para os moradores trafegarem, mas não tem segurança nem iluminação, e o mato do local estão bem altos. Não há nem ao menos um corrimão para as pessoas se apoiarem na travessia. Um perigo, especialmente para idosos e crianças que utilizam a ponte.

O sr.José Lopes da Silva,80 anos,morador do bairro Cincinato de Ávila, passou por uma situação de altorisco. “Eu já passei um perigo nesta ponte.Eu tenho problema de labirintite e caínesta ponte;fiquei mais de uma hora desmaiado, mas não era o dia deeuir, e Deus ajudou que não caíláembaixo. Vêm caindo várias pessoas; um senhor com uma bicicleta caiuláembaixo e machucou.  Nós, da comunidade,vimospelejando desde 2011 com esta ponte, e ninguém toma uma solução. Fizeram esta pinguela aqui, mas não adianta nada, pois não tem nem um corrimão, é perigoso cair uma senhora com uma criança, pessoa igual eu, que tenho problemas, e será que a Prefeitura não vê que nós da comunidade precisamos de algo com segurança, e nada é realizado?”, destaca sr. José.

Ele faz um apelo para a prefeitura: “Por favor, tenha compaixão com a população, que esses são seus eleitores.Outras eleições estão por vir.Se isso é coisa de política, é uma coisa que prejudica vocês mesmos,candidatos. Pois nós,da população,ficamos decepcionados”, desabafa José Lopes, revoltado com a situação.

À noite, o problema se agrava. Sem iluminação pública, os moradores atravessam com a luz do celular. “Eu tenho que me arriscar, pois estudo na escola do bairro Urciano, no horário noturno, mas moro aqui no Cincinato. É muito triste ter que passar por esta situação. Saio da escola às 22h40, e tenho que iluminar com a luz do meu celular; é muito perigoso, mas sótemos este caminho que liga os dois bairros.”, fala o estudante Ismael Donizete.

De acordo com a presidente do bairro Cincinato de Ávila e João Bosco Teixeira, Claudetede Fátima Marques, a população espera uma construção adequada de uma ponte, com iluminação, através da qual possamtransitar pedestres e veículos. “Esperamos algo com segurança, uma ponte de verdade, para transitar pessoas e veículos, ligando os dois bairros. Já que no período eleitoral, em 2012, foi feita terraplenagem, gastaram dinheiro e depois deixaram como está. Esta obra já tem projeto e estava em pauta, é de grande importância para comunidade, além do caráter de risco que os cidadãos estão sofrendo.Portanto,nós,da Associação, juntamente com toda a comunidade,solicitamosque a prefeitura possa priorizar esta obra, que é de muita responsabilidade, além de ser promessa de campanha.Porque em época de campanha eleitoral vem aqui, faz bonitinho, promete, mas não cumpre. E uma pergunta: será que estáchovendo até hoje? Pois paralisou as obras devido às chuvas, e já se foram dois anos, e nada foi feito. Falta a decência de nos tratar como gente. Queremos que venham e terminem o que começaram”, destaca a presidente dos bairros.

Catia Rodrigues, moradora e vice-presidente da Associação do Bairro Cincinato de Ávila, fala que os problemas que ali apresentam não são atendidos. “A minha reivindicação hoje é porque temos vários problemas aqui no bairro, e não somos atendidos quando pedimos socorro na prefeitura. Hoje o nosso pedido é da ponte que liga os dois bairros. Já ouvimos muitas promessas, foi feita a estrutura para abrir uma rua, mas já se foram dois anos, e nada foi feito. Em nome da comunidade, não queremos ponte de amizade, ponte de amor, queremos uma ponte construída, digna, uma rua aberta por ondeas crianças que vêm e voltamda escola possampassar com segurança. Que ali não seja um ponto de drogas. Que as pessoas que residem ali na beira da ponte, não precisem colocar fogo no mato, devido a ratos, cobras, bichos que ameaçam e atémesmo entrem naquelas residências ali perto. A única coisa que queremos é o projeto da rua concluída, para que possamos transitar com segurança”, relata.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *