Logo Jornal Interação

A Cultura Inglesa promove, em Araxá, a exposição British Sci-Fi, que ocorre em apenas 19 cidades do Brasil. A exposição já passou por São Paulo, Natal e Salvador e daqui segue para Curitiba e Brasília.  A mostra está acontecendo desde o dia 20 de abril e seguirá até a próxima segunda-feira, 30, no salão da sede da Cultura, e nos dias 2,3 e 4 de maio, no Uniaraxá.

Esta é uma oportunidade única para todos os que se interessam por ficção científica – chamada de FC -, ou desejam conhecer um pouco mais sobre o assunto. Alguns dizem, com razão, que o Reino Unido é a terra de origem da FC, por sua longa tradição em romances do gênero. A mostra British Sci–Fi proporciona um passeio pela história da ficção científica britânica, desde seus primórdios na literatura até a influência que exerce no cinema hoje.

De forma lúdica, a mostra destaca a importância da literatura britânica na ficção científica. Os visitantes conhecerão, em detalhes, um dos gêneros artísticos mais influentes na cultura ocidental.

Nesta quarta-feira, 25, os alunos do Colégio Atena prestigiaram a mostra, acompanhados pela professora Ana Carolina Moreto, que ministra aulas de Português e Inglês. “É uma feira muito rica, com livros originais de colecionadores, linha do tempo desde a criação da criação científica até 2007. É muito importante que os alunos conheçam, pois auxilia nas duas matérias, Português e Inglês, conhecem a literatura e as biografias dos autores do gênero e a história da ficção científica até os dias atuais”, explicou.

Segundo a diretora da Cultura Inglesa, Valda Sánchez, a avaliação da mostra é a melhor possível. “Está além das nossas expectativas. Além de ser um assunto que atrai crianças e adolescentes, muitos adultos e até pessoas de mais idade já passaram por aqui, porque as pessoas sempre se identificam, nas histórias em quadrinhos, no cinema, todos conhecem um pouco de ficção científica, então se não leram Frankstein, da Mary Shelley, com certeza já viram um episódio, filme ou seriado na televisão”.

A mostra também é uma forma de comemoração da Cultura Inglesa, que completa 30 anos em 2012. De acordo com Valda Sánchez, a realização da mostra expôs a preocupação da Cultura Inglesa em trazer eventos desse gênero. “Esse evento é para que toda a comunidade possa apreciar, pois, na verdade, aprender uma língua é muito mais do que se aprender a comunicar nela, é aprender um pouco da cultura de um povo que fala aquela língua”, finalizou.

História da Ficção Científica

As origens do gênero remontam ao século XIX. Exatamente em 1818, com Frankenstein, de Mary Shelley. Há ainda obras como 2001, de Arthur C. Clarke, que proporcionou a Kubrick a inspiração para “Uma Odisséia no Espaço”. Também é presença HG Wells, que alcançou grande notoriedade com Guerra dos Mundos.

Na exposição, é possível perceber, pela linha do tempo, como a FC foi saindo da literatura e entrando na música, no cinema, nas HQs e nos seriados da televisão. Um clássico bem britânico é o seriado Doctor Who (BBC), no ar desde os anos 1960. Personagens como os Thunderbirds e o sinistro Peter Creedy – V de Vingança – estarão expostos na linha do tempo, que brinca com o desenho do metrô de Londres.

A mostra não é composta somente pelos mais de 25 painéis que contam a história da FC ao longo das décadas. Há ainda objetos como bonecos e máscaras, uma exposição de itens colecionáveis, além de espaços de leitura de livros e gibis, com as histórias originais e adaptações.

A Cultura Inglesa Araxá fica na Avenida Getúlio Vargas 295, centro.

Parabéns a esta escola que tem formado excelentes profissionais para o mercado de trabalho.

 

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *