Logo Jornal Interação

As principais lideranças cooperativistas do País estiveram presentes no trabalho inaugural da Frente Parlamentar  de Apoio ao Cooperativismo (Frencoop Araxá), fundada e presidida pelo vereador Juninho da Farmácia (DEM) e instituída por meio da Resolução 476 de 27 de maio 2014, de sua autoria.
A sessão solene aconteceu na noite de segunda–feira, 7, no Plenário Guilherme Gotelip Neto, na Câmara Municipal de Vereadores de Araxá.
Estiveram presentes o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes, o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), Ronaldo Scucato, o presidente da Frencoop Minas Gerais, o deputado estadual Antonio Carlos Arantes (PSC), o deputado estadual Bosco (PT do B), que é membro da Frencoop Minas Gerais, e o presidente da Cooperativa Agropecuária de Araxá Ltda (Capal), Alberto Adhemar do Valle Júnior, representando todas as cooperativas de Araxá e da região, onde compuseram a mesa juntamente com o prefeito de Araxá, Jeová Moreira, o presidente da Câmara, Miguel Júnior, e o vereador Juninho da farmácia, autor do projeto. O público presente foi composto por entidades do setor do agronegócio e população em geral. Após a fala de todos os presentes à mesa, aconteceu a diplomação dos vereadores integrantes da FRENCOOP; os vereadores Sargento Amilton, Credinéia Maria (Néia da Uninorte), Fabiano Santos, Miguel Júnior, Eustáquio Pereira, Alexandre Carneiro, César Romero, Romário Gerson  e  o Pastor Moacir Santos.

Pronunciamentos

A solenidade contou com a abertura feita pelo presidente da Câmara Municipal de Araxá, Miguel Alves Júnior.

O autor da lei municipal que deu origem à instalação da Frencoop em Araxá, vereador Juninho da Farmácia (DEM), falou da importância da união política e do coperativismo no Brasil e no mundo, e agora, também em Araxá,  mediante a implantação da Frencoop, e que a cidade está dando um passo muito importante sendo a primeira do interior de Minas.

O presidente da Frencoop Minas Gerais, deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC), retratou a importância do cooperativismo como valorização do produtor e dos produtos, enfatizou que com a valorização do cooperativismo, todos ganham, falou também do papel fundamental do Legislativo para que os processos aconteçam e o cooperativismos ganhe cada vez mais força e crescimento.

O araxaense deputado estadual Bosco (PT do B), que é membro da Frencoop Minas Gerais, falou da grandeza do movimento cooperativista no Brasil que vem se desenvolvendo e crescendo a cada ano. Ele destacou a importância de Araxá sendo o primeiro município do interior de Minas Gerais a contar com uma Frencoop – Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo. Desde 1996, quando foi criada a Frencoop no Estado, Minas Gerais conta com quase mil cooperativas, ofertando 35.000 empregos diretos.

O presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), Ronaldo Scucato, destacou a importância das cooperativas em Minas Gerais, Estado que conta com 774 cooperativas registradas, e o único no país em que todas as cooperativas estão plenamente regulares, mostrando a força do cooperativismo de Minas Gerais. São um milhão e trezentos associados no Estado, o que representa 8,1 do PIB mineiro, e, mais importante do que o PIB, é a qualidade de vida e bem-estar que as cooperativas proporcionam aos cooperados e seus familiares.

O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes, acrescentou que  o cooperativismo precisa aproximar da política e que, a cada dia que passa, torna-se uma força social muito importante, além de ser uma grande força econômica, destacando que o cooperativismo no Brasil conta hoje com 11 milhões, seiscentos e vinte mil cooperados.  Lembrando que, se cada cooperado tiver três familiares, serão quase 50 milhões de brasileiros ligados às cooperativas, praticamente 25% da sociedade brasileira, caracterizando um força muito importante.

Finalizando os pronunciamentos, o presidente da Cooperativa Agropecuária de Araxá Ltda (Capal), Alberto Adhemar do Valle Júnior, ressaltou a importância desta união do legislativo com o cooperativismo, expondo os verdadeiros valores do cooperativismo para uma sociedade em um todo, principalmente nos benefícios sociais que são muito grande. Ao final sugeriu que fosse incluída uma  pauta, que pudesse ser trabalhada, a possibilidade do cooperativismo atingir também os mais novos, para que eles possam crescer com a consciência da importância do cooperativismo, quem sabe introduzindo de uma forma lúdica nas grades curriculares das escolas municipais, estaduais e particulares.

Após o evento, a Capal ofereceu um jantar de confraternização no Eva’s Buffet para todos os presentes na  cerimônia.

Cooperativas que fazem parte do sistema Frencoop: Crediara, Cocrez, Cosprema, Credicomércio, Credmais – CBMM, Unimed Araxá, Cooperar, Coind, Cooperax, Cotral, Cooperare, Codrac e Cooperstran.

A Frencoop é uma organização formada por parlamentares, independentemente de filiação partidária, com a missão de oferecer um atendimento atuante ao setor cooperativista, trabalhando no aperfeiçoamento e implementação de legislação que promova o desenvolvimento. Araxá é o primeiro município do interior de Minas Gerais a contar com uma Frencoop.

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *