Logo Jornal Interação

A Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Araxá (Aparc) foi criada em virtude da realização da 1ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança.

 Na manhã da última segunda-feira, 16, o diretor de teatro Léo Ortiz foi empossado oficialmente como presidente da Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Araxá (Aparc). A solenidade realizada na Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) contou com as presenças de artistas, parceiros e de representantes da imprensa local. A Aparc é a primeira associação a ser criada em prol dos profissionais de artes cênicas de Araxá.

De acordo com Ortiz, a posse de um presidente legaliza a existência da Aparc. “A associação tem como objetivo criar forças entre os artistas e a comunidade, porque sozinhos não fazemos nada e aqui temos oito grupos profissionais, mas um estava andando para outro lado. No momento que criamos a associação, estamos com uma força política para poder gerar mais ações perante a comunidade de Araxá e de Minas Gerais”, afirmou.

“Levando em conta que cada grupo já tem um produto artístico, nós vamos criar um festival, além da campanha, que é o pontapé inicial, onde todos participarão. Depois disso, vamos criar outras ações, tanto em termos de grupos, de criação de espetáculo, talvez juntos, mas como cada um tem seu produto, queremos desenvolver um festival interno para mostrar mais atitudes de nossa cidade”, acrescentou.

 

Ortiz contou que a criação da associação se deu a partir do produtor Cássio Pinheiro, que veio implantar a 1ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança em Araxá. “Ele começou a fazer esse levantamento dos grupos com a fundação e descobriu quais grupos estavam mantidos e a demanda de cada um deles. Nessa fase, havia quatro grupos de teatro e de dança profissionais. A partir daí, ele começou a entrar em contato com os grupos e fundar a associação”.

Para a coreógrafa Wanessa Borges, é um momento para todos os artistas se organizarem. “Eu, como vice-presidente da Aparc, estou à disposição para renovar nossos conhecimentos, pois sabemos que a gente pode ir muito longe. A Aparc é uma chamada muito grande para a gente começar um trabalho árduo, mas agora se profissionalizando de verdade”, destacou.

O presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto, Walter Ogawa, afirmou que a criação da Aparc vai ao encontro do propósito desenvolvido pelo órgão desde 2009. “A gente vem trabalhando muito na questão de promover, fomentar e incentivar o desenvolvimento turístico de nossa cidade. A criação da Aparc hoje [16], aqui na cidade, é o resultado não só do anseio do setor, mas também desse apoio da Fundação à profissionalização das atividades culturais dentro de Araxá”, finalizou.

Para quem quiser conhecer a associação, basta enviar um e-mail para ciavalentinadeteatro@gmail.comou entrar em contato com o assistente da Presidência, Alex Silva, na Fundação Cultural Calmon Barreto no número (34) 3691-7092.

 

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *