Logo Jornal Interação

  No próximo dia 05 de Junho, o Cine Teatro Brasil receberá os alunos do CELB e FADA uma sessão do cinema nacional audiodescrito a ser realizado às 14horas. Este evento consistirá em uma exibição de um filme com a Audiodescrição, capaz de fazer com que o deficiente visual entenda o que está passando na tela, pois tudo o que é imagem, é transformado em palavras.

   O projeto “Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito – Versão Videoteca”, incentivado pelo Ministério da Cultura, patrocinada pela Petrobrás e realizada pela Associação de Reabilitação e Pesquisa Fonoaudiológica (ARPEF), tem o apoio da associação Louis Braille de BH na pessoa do Sr. Caio Pimenta e, realização da sessão em Araxá pela TV Integração e Uniaraxá com o apoio do Cine Teatro Brasil. A exibição do filme faz parte da programação do lançamento da TV Digital em Araxá.

    Com a digitalização, alguns programas da TV Globo, em residências com os televisores digitais capacitados para este fim, permitirão aos deficientes visuais, acesso ao conteúdo na forma de audiodescrição. É a tecnologia ajudando na inclusão social. O evento é gratuito e o filme que será exibido é “Central do Brasil”.

FICHA TÉCNICA:

Central do Brasil

TÍTULO DO FILME: CENTRAL DO BRASIL (Brasil-1998)

DIREÇÃO: Walter Salles

ELENCO: Fernanda de Oliveira, Vinícius de Oliveira, Marília Pêra, Othon Bastos, Matheus Nachtergaele, Soia Lira, Otávio Augusto, Caio Junqueira e Stella Freitas.

SINOPSE

    O filme retrata a vida de Dora e Josué. Ela, uma professora aposentada que ganha a vida escrevendo cartas para analfabetos, na maior estação de trens do Rio de Janeiro, (Central do Brasil). Ele, um garoto pobre, que com oito anos de idade perde sua mãe no Rio de Janeiro e sonha com uma viagem ao Nordeste para conhecer o pai. Dora conhece Josué, que após a perda da mãe fica perdido e entregue às várias formas de violência urbana, típicas de uma cidade grande num país subdesenvolvido. Após um grave acidente, onde Josué quase foi vítima de uma tentativa de tráfico para o exterior, Dora rendeu-se ao apelo do menino e o acompanhou em busca de seu pai e irmãos numa longa viagem para o sertão da Bahia e de Pernambuco

CONTEXTO HISTÓRICO

   O filme mostra a realidade do Brasil no final do século XX, caracterizando principalmente as condições de vida no subúrbio de uma cidade grande em um país subdesenvolvido.

    A massa de migrantes nordestinos, que desde o início do século abandona o sertão em busca de melhores oportunidades na cidade, aumentou o contingente de miseráveis nos centros urbanos, que os trata como descartáveis, entregando-os ao tráfico e assalto, como alternativa para sobrevivência.

   O crescimento econômico dos últimos 20 anos não repercutiu igualmente nas diversas classes sociais, sendo que as consequências negativas desse processo, atingiram duramente grande parte da população, geralmente a mais pobre e mais sofrida.

   A crescente concentração de riqueza, o salário mínimo vergonhoso, o desemprego, o aumento da pobreza e da miséria, a falta de saneamento básico e de assistência à saúde, fazem parte das situações trágicas vividas na carne pela população mais pobre, com a qual nos deparamos em nosso cotidiano.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *