Logo Jornal Interação

Valorização do leite permite com que criadores invistam mais em genética para melhoria do rebanho e produtividade

    A pecuária leiteira passa por um momento de valorização do leite. Recebendo mais pelo produto, os pecuaristas podem pensar em investimentos que visem a aumentar a produção do rebanho. O uso de animais especializados na produção leiteira, de boa consistência genética e genealogias reconhecidas, por exemplo, é uma estratégia que gera novos lucros para o produtor.

   Para aprimorar o rebanho e garantir a produção, adquirir animais de planteis consagrados é um investimento certeiro. Exemplares de famílias de alta genética leiteira podem ser encontrados em leilões de criadores. É o caso de Anna Maria Borges e Cunha Campos, proprietária da Fazenda Santa Tereza, localizada em Tapira (MG). A criadora promove o Leilão Virtual Fazenda Santa Tereza, dia 14 junho, às 14h, com transmissão do canal Terraviva. Na oportunidade serão comercializados 250 animais das raças Girolando e Gir Leiteiro.

    Anna Maria considera a genealogia a característica mais importante na hora de adquirir um animal. “É importante saber se as futuras matrizes, por exemplo, são filhas de vacas com bom pedigree, se suas mães eram boas leiteiras”, comenta.

   Com um plantel de mais de 700 animais, a fazenda faz uso da inseminação artificial há mais de 30 anos e da fertilização in-vitro para melhoramento genético do rebanho. Por meio dessa tecnologia, “você pode escolher entre os melhores touros do mundo e assim fertilizar em suas melhores vacas”, explica à criadora. Com uma seleção bem feita, a difusão de genealogias se dá de forma segura, melhorando outros rebanhos e contribuindo, inclusive, para a qualidade da pecuária em âmbito nacional.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *