Logo Jornal Interação

 Começou, na segunda-feira, dia 12, a 12ª Semana de Museus. Neste ano, o evento está sendo realizado de 12 a 18 de maio, quando instituições museológicas de todo o País promovem atividades em torno do tema “Museus: as coleções criam conexões”.

No total, 1.252 instituições vão participar da temporada de eventos e organizar 3.911 atividades para comemorar o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. Os eventos acontecem em 535 municípios de todos os Estados e do Distrito Federal.

A 1ª Semana de Museus contou com 57 instituições, com 270 eventos. Segundo pesquisa realizada pelo Ibram, a 11ª edição do evento gerou 504 empregos durante a realização, entre a contratação de palestrantes, curadores, monitores, músicos, atores, montadores de exposição e prestadores de outros serviços. Foram também mobilizados 2.333 voluntários.

Em Araxá, a abertura foi realizada no Museu Dona Beja, com a exposição histórica do Araxá Esporte Clube. Ainda teve apresentação dos músicos da Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfirio de Azevedo.

   No dia 13, foi realizada uma exposição com coleções de xícaras de porcelanas dos acervos doados por Hermantina Drummond, Dora Lemos e Família José Adolpho de Aguiar, no Memorial de Araxá. Na quarta-feira, os alunos da Escola Estadual Luiza de Oliveira Faria fizeram uma visita monitorada no Centro de Referência Cultura Negra, para abordarem a história da árvore dos enforcados e acervo histórico. No dia 15, quem foi ao Museu Legislativo Araxá pôde participar da visita guiada sobre a história do Legislativo araxaense.

O evento segue até domingo com apresentações musicais e exposições. Confira a programação de sexta a domingo:

Sexta-Feira (16)
Visita monitorada: História da chegada dos imigrantes italianos e acervo
Público-alvo: Alunos da Escola Estadual Delfim Moreira
Local: Museu Zema
Horário: 14h

Sábado (17)
Apresentação: Coleção de músicas clássicas
Local: Museu da Imagem e Som
Horário: 14h

Domingo (18)
Missa de encerramento com a participação do Coral da Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfirio de Azevedo
Local: Museu Sacro da Igreja de São Sebastião
Horário: 19h30

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *