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CAMINHO DA INCLUSÃO

16//05/2014- 13:10

PorEditor1

maio 16, 2014

Acompanhando as dificuldades das escolas em obter resultados para a inclusão das pessoas com deficiências, a FADA realizou um censo, em 2013, que mostrou o alto índice de evasão escolar das crianças e adolescentes com deficiências e um número expressivo com déficit de aprendizagem. Os mesmos são excluídos tanto do contexto escolar quanto do contexto social e familiar,  tornando-se pessoas com múltiplas dificuldades.

Diante disso, a FADA elaborou, para 2014, um projeto com financiamento do FIA – Fundo Municipal da Infância e Adolescência – para a reabilitação desse público, por meio do projeto CAMINHO DA INCLUSÃO, iniciado no mês de abril, e que conta com a participação de uma equipe multidisciplinar das áreas de saúde [reabilitação física], social, de educação [atendimento psicopedagógico e reforço escolar] psicológica, terapia ocupacional, musicalidade, informática, odontologia e fonoterapia, avaliação audiométrica e encaminhamentos para o mercado de trabalho.

O projeto avaliará também as crianças com  SÍNDROME DE IRLEN, que detecta uma alteração da percepção da visão, causada por um desequilíbrio da capacidade de adaptação à luz, causando déficits na leitura. A FADA é pioneira no tratamento dessa síndrome na região.

Esse é um projeto inédito na história das escolas e, com ele, espera-se alcançar as metas e objetivos definidos, reabilitando 70% dessas crianças, incluindo-as na vida escolar.

   

Por Editor1

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