Destaque »

Fiscais da Vigilância Sanitária de 8 cidades participam de oficinas em Araxá

21 de maio de 2019 – 16:42 |

Os profissionais que trabalham com fiscalização no setor de Vigilância Sanitária na Microrregião do Planalto de Araxá se reuniram no último final dee smeana.  Nos encontros as equipes participaram de oficinas onde …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » +

Araxaense Emílio César Parolini é empossado na presidência da Federaminas


Posse da diretoria da Federaminas mobiliza mundos empresarial e político

“Queremos consolidar um espaço de atuação política, social e econômica, no âmbito de Minas Gerais, para que as empresas possam prosperar e gerar oportunidades de trabalho e renda, receitas e impostos, de forma a proporcionar a evolução dos indicadores econômicos e sociais no Estado”. A declaração foi feita pelo empresário Emílio César Parolini ao ser empossado na presidência da Federação das Associação Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas).

Em seu pronunciamento durante a solenidade, que reuniu no dia 29 de abril, em Belo Horizonte, figuras destacadas dos mundos político e empresarial, o dirigente da Federaminas para o triênio 2014/2016 anunciou uma gestão guiada pela transparência e responsabilidade social na direção do associativismo de resultados. “Buscaremos a valorização do dirigente associativista e do empresário empreendedor”, disse ele, acrescentando que as empresas necessitam de instrumentos que as auxiliem a garantir vantagem competitiva e gestão eficaz de seus processos organizacionais.

Parolini reafirmou o propósito de interação constante com as associações comerciais mineiras para a construção de canal permanente para equacionamento de suas aspirações, em sintonia direcionada para a evolução por resultados. Para ele, esse movimento de trocas contínuas de informações e ideias permitirá ampliar as condições para a participação das lideranças do interior nas decisões em benefício do empresariado mineiro.

Uma das estratégicas anunciadas pelo presidente da Federaminas nas ações voltadas ao crescimento das empresas e da economia mineira será o desenvolvimento de parcerias. Como frentes de sua gestão, Emílio Parolini apontou entre outras a ampliação do projeto do Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual (Pace), que oferece alternativa viável à resolução de conflitos, o apoio às câmaras da mulher empreendedora, por valorizarem a atuação feminina no âmbito empresarial, e aos conselhos de jovens empresários, que considera importantes como formadores de futuros dirigentes das associações comerciais. Ele destacou, sobretudo, o propósito de oferecer pleno apoio às micro e pequenas empresas, ressaltando a importância da participação do setor no desenvolvimento da economia mineira e do País.

Em seu discurso, Parolini também fez referência à gestão do ex-presidente Wander Luis Silva, dizendo que ele promoveu a solidificação institucional e fortaleceu a credibilidade da entidade ao iniciar a sua interiorização e, assim, conhecer e atender as demandas dos empresários das várias regiões mineiras.

Ao transmitir-lhe o cargo, Wander Luis agradeceu a todos quanto contribuíram com a sua gestão, que, segundo ele, sustentou-se em três pilares básicos -a interiorização, a internacionalização e a aquisição da sede própria.

Mensagens – Diversas autoridades se manifestaram no evento de posse. O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Rogério Nery – que representou o governador Alberto Pinto Coelho -, destacou os avanços que Minas Gerais vem alcançando em diversas áreas, graças, segundo ele, a um planejamento que leva em conta a competitividade, através de várias medidas que concorrem para atração de vultosos investimentos, que em 2014 devem somar mais de R$ 14 bilhões. Nery – ex-vice-presidente da Federaminas e ex-presidente da AC de Uberlândia – destacou a logística avançada para o desenvolvimento de que o Estado dispõe, ressaltando o projeto de Parceria Público-Privada (PPP), que está sendo certificado na Inglaterra como o melhor do mundo. Em nome do Governo mineiro, assegurou apoio à gestão do presidente Emílio Parolini.

Em saudação a Parolini, o presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriano do Brasil, reverendo Roberto Brasileiro, fez referência à responsabilidade social do empresário, como gerador de emprego e renda e, assim, promotor de desenvolvimento. Desejou ao novo presidente da Federaminas sabedoria e condições para conduzir o empresariado na direção do progresso, sem descuidar da solidariedade com os que necessitam de apoio.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro, cumprimentou o presidente Emílio Parolini e ressaltou a parceria da ALMG com a Federaminas. O parlamentar lembrou a participação destacada da entidade na campanha do Legislativo mineiro em prol de mais investimentos do governo federal na área de saúde, através do movimento “Assine + Saúde”, contribuindo para que Minas Gerais contribuísse com um milhão de assinaturas no projeto de lei respectivo. Ele se referiu ao comprometimento da Federaminas com o desenvolvimento, e disse que belo futuro aguarda Parolini na condução da entidade.

Em nome do presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), José Paulo Dorneles Cairoli, manifestou os cumprimentos da entidade o seu diretor-financeiro, George Teixeira Pinheiro, que destacou a capacidade do presidente Emílio Parolini de liderar os empresários mineiros. Ele aproveitou a ocasião para lembrar o posicionamento do empresariado nacional, reunido em recente fórum da CACB, em defesa da realização de reformas fundamentais ao País, como a reforma política e, principalmente, a reforma econômica.

Sociais – No evento, iniciado com a execução do hino nacional, o público se emocionou com homenagem ao presidente Emílio Parolini prestada pelos seus familiares, e com apresentação do cantor gospel David Quinlan. Ao final, coquetel reuniu autoridades, os novos dirigentes da entidade e convidados, com apresentação musical.