Destaque »

Lídia Jordão faz palestra no 13º Encontro Mulheres com Direito

17 de maio de 2019 – 19:12 |

Lídia Jordão representou Minas Gerais, juntamente com mais nove mulheres da área do Direito, de outros estados do País. Ela foi convidada pela coordenação geral  do Encontro, através da Drª Fabiana Garcia. Para Jordão, …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Agronegócios

Vaca Ficção Fiv de Brasília vence Torneiro do Gir Leiteiro na ExpoAraxá 2014

 Foi encerrado o Torneio Leiteiro do gado Gir, na 40ª Exposição Agropecuária de Araxá (ExpoAraxá). Sete animais competiram nesse não, no 3º Torneio da raça que é realizado pela mostra. A competição é ranqueada pela Associação Brasileira de Criadores de Grei Leiteiro (ABCGIL) e os produtores vencedores agregam grande valor aos animais que se destacam nos torneiros realizados em feiras agropecuárias.

Em Araxá, a vaca Ficção Fiv de Brasília, do produtor Winston Frederico de Almeida Drummond, venceu o torneio com um total de 123, 574 quilos de leite, com uma média 41,141 de produção. Ela foi a melhor fêmea adulta e melhor úbere fêmea adulta da competição. A vaca veio de uma fazenda no município de Capinópolis (MG).

A diretoria da Associação dos Ruralistas do Alto Paranaíba (Arap) acompanhou com entusiasmos a última pesagem e avaliou positivamente a 3ª edição do torneio. “Hoje é muito importante para a Arap, porque com isso podemos acompanhar o quanto a raça está evoluindo, demonstrando maior produção de leite. Essa é uma raça totalmente adaptável ao Brasil. Além disso, conta pontos no ranking para o criador e expositor”, afirma Christian Pablo um dos diretores da Arap.

Concurso Queijo Minas

No mesmo dia, a Emater-MG, Arap, Instituto Mineiro de Agropecuária e outros parceiros realizaram a etapa Araxá do Concurso Queijo Minas Artesanal. Quatorze produtores da região produtora Araxá, participaram do evento, apresentando seus produtos e um seleto e capacitado corpo de jurados.

Os queijos foram avaliados em textura, sabor, apresentação, cor, paladar e olfato.  Cinco foram eleitos e convidados a participar do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal de 2015. O grande campeão saiu da cidade de Araxá, do produtor Alexandre Honorato.

Em segundo lugar ficou a cidade de Sacramento, com o produtor Joel Urias Leite; no terceiro e quarto lugares, produtores da cidade de Ibiá, sendo respectivamente João Batista Fernandes e Antônio Onofre dos Passos. E na quinta posição, novamente Sacramento, da produtora Carolina Bavaresco.