Logo Jornal Interação

Nos últimos dias 14 e 15 de março de 2014, aconteceu, em Belo Horizonte, o 6º Salão Mineiro do Turismo. No estande, o Circuito Turístico da Canastra foi representado por seu presidente Marcos Mapelli e pela gestora Ivana Antenucci, divulgando as belezas naturais da Canastra, produtos e serviços de Araxá, apresentando os municípios que fazem parte do circuito e promovendo o turismo nesta região.

Representando o Araxá Convention & Visitors Bureau, participaram do evento o presidente Eduardo Boaventura Tannus e a gestora de turismo Andressa Lima Silva Borges.

A sra. Alda Sandra Barbosa Marques, presidente do Conselho Superior da Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL e membro do Conselho Municipal de Turismo – Notório Saber, também esteve presente no Minascentro, na solenidade de abertura.

Com um público de 6.700 pessoas durante os dois dias do evento, representando um aumento de 20% em comparação ao ano passado, o 6º Salão Mineiro do Turismo se consolida como um evento de credibilidade para o trade turístico e para o público final.

Foram realizadas 30 palestras, com temas diversos como mercado, inovação, oportunidades, tendências do setor e gastronomia que totalizaram um público de 2.500 participantes. A nota média de avaliação do evento cresceu 11% em relação a 2013.

O Sebrae realizou uma rodada de negócios entre sete operadoras âncora e 31 operadoras ofertantes, que encerraram o evento com a expectativa de fechar R$ 5 milhões em negócios futuramente.

Participaram do salão 42 circuitos turísticos, representando 452 municípios mineiros. Os municípios trouxeram, além de informações turísticas, artesanato, quitandas, manifestações culturais regionais e produtos típicos para degustação e comercialização. Os estandes ocuparam o Salão dos Destinos, no segundo andar do Minascentro e foram distribuídos por seis segmentos: bem-estar, rural, negócios, cultura, natureza, serras e natureza e águas.

As agências de viagem, operadoras e receptivos turísticos do Programa Minas Recebe também marcaram presença, oferecendo aos visitantes sua cartela de produtos e roteiros, promovendo o turismo no Estado e possibilitando a ampliação da presença dos receptivos locais no mercado turístico regional e nacional. Foram, ao todo, 51 receptivos, representando 28 municípios.

O evento contou com 162 estandes, dentre os da Secretaria de Estado de Turismo e Esportes e parceiros, ABAV, Circuitos e Receptivos, que ocuparam o primeiro e o segundo pisos do Minascentro.

Um dos pontos altos do evento foi a configuração dos Espaços Vivenciais Temáticos, no primeiro andar do Minascentro. Dedicados a negócios, religiosidade e cultura, aventura e natureza, esportes, café e gastronomia, os estandes deram lugar a cenários, que permitiram ao público interagir com o que há de melhor nos roteiros de Minas, como o espaço transformado em gruta. Lá estavam representados o Caminho Religioso da Estrada Real, o Inhotim, o Instituto Vale Verde. O segmento de turismo de aventura foi montado por empresários do Programa Minas Recebe.

O encontro realizado nos dias 14 e 15 de março se deu graças à parceria com o Sebrae e o apoio de instituições como a Fecomércio, o Inhotim, a Fiemg, o Instituto Estrada Real, a Fecitur, a Associação das Cidades Históricas, a Belotur, o Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Ministério do Turismo, a Prominas  e a Prefeitura de Belo Horizonte.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *