Logo Jornal Interação

 A Associação Comercial e Industrial de Araxá (ACIA) promoveu, em parceria com o Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep) um encontro que discutiu ações a serem realizadas para melhorar a Segurança Pública no município. Com a presença de representantes de várias entidades ligadas à área, o encontro foi o primeiro de uma série de reuniões cujo objetivo é traçar um Plano Municipal de Segurança Pública.

Participaram da reunião o presidente da ACIA, Marcio Farid, e o do Consep, Valter José das Neves. O juiz de Direito Renato Zupo, a promotora de justiça Mara Lucia Dourado, o comandante do 37º BPM, tenente Coronel Arnaldo Pereira Júnior, o secretário municipal de Segurança, Mauro da Silveira Chaves, o vereador Romário do Picolé, o representante do Grupo Zema, Vilson Borges, o diretor da ACIA, Antônio Nogueira Lima Júnior, a gerente do Consep, Marília Cerqueira, o tenente Reginaldo Corrêa e o assessor de trânsito, Dionísio da Costa.

O presidente do Consep afirma que a criminalidade vem crescendo muito em Araxá e por isso há a necessidade de um trabalho ainda mais efetivo na área de Segurança Pública. “Um amplo plano de segurança deve ser elaborado para o nosso município e, a partir desta reunião, começamos a discutir as necessidades e as ações a serem desenvolvidas. Com certeza um plano de trabalho eficiente vai ser lançado em breve e vai contribuir muito para uma cidade melhor”, afirma.

Entre as principais propostas apresentadas neste encontro estão o fechamento do Terminal Rodoviário para melhor controle e fiscalização dos passageiros que embarcam e desembarcam em Araxá, um cadastramento detalhado de todos os funcionários das empresas de Araxá, incluindo os antecedentes criminais, que serão encaminhados para o Poder Judiciário, maior triagem das novas contratações, com a exigência da apresentação da ficha de bons antecedentes dos candidatos a vagas no mercado de trabalho, incrementar o projeto “De Mãos Dadas” que visa a reintegrar o egresso do sistema penitenciário no mercado de trabalho e a confecção de cartazes e banners alusivos à Segurança Pública que serão espalhados no comércio com frases curtas e impactantes.

O presidente da ACIA, Marcio Farid, diz que todos devem se unir para promover um amplo esforço voltado para a segurança de toda a comunidade araxaense. “A Associação Comercial e Industrial de Araxá está preocupada com o crescimento dos índices de criminalidade em Araxá. Estamos constatando o aumento no número de roubos, furtos e até latrocínios na nossa cidade e, por isso, estamos buscando soluções práticas para combater, de forma eficiente, este quadro. Acreditamos que somente com uma grande integração dos trabalhos das Polícias Militar e Civil, do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Secretaria Municipal de Segurança por meio da Guarda Municipal, do Consep e da sociedade civil organizada representada pelas entidades de classe Araxá, vai voltar a ser uma cidade tranquila e segura”, conclui.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *