Destaque »

Aracely assina convênio com o Ministério da Integração Nacional no valor de 45 milhões

13 de dezembro de 2018 – 11:45 |

O prefeito Aracely de Paula esteve em audiência com o Ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua, na quarta-feira, 12, em Brasília. O encontro no gabinete do presidente da Câmara Federal, Deputado Rodrigo Maia, marcou …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Diversos

Comitiva de vereadores visita Estação de Tratamento de Esgoto da Copasa

Comitiva legislativa foi composta pelos vereadores Eustáquio Pereira, Juninho da Farmácia, Fabiano Santos Cunha e Alexandre dos Irmãos Paula

A Câmara Municipal de Araxá realizou, na última segunda-feira, dia 31, uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Copasa em Araxá. A comitiva composta pelos vereadores Eustáquio José Pereira (autor da proposição), José Maria Lemos Júnior, Fabiano Santos Cunha e Alexandre Carneiro de Paula foi recepcionada pelo gerente do Distrito do Alto Paranaíba, Geraldo Magela Mendes, pelo encarregado de sistema, Gilberto Faria, e pelo técnico de tratamento e responsável pela operação da ETE, Daílson José Aguiar.

Inicialmente a comitiva guiada pelo gerente do Distrito do Alto Paranaíba conheceu o tratamento primário que capta 90% do esgoto de Araxá. A usina que tem capacidade para operar até 115 litros por segundo é a responsável por fazer a retirada do lixo mais grosso, que posteriormente é encaminhado para a ETE Central.

Na sequência, os vereadores conheceram, passo a passo, todo o trabalho que é desenvolvido na Estação de Tratamento de Esgoto Central de Araxá. Inaugurada em 2012, a ETE Central tem capacidade para operar até 171 litros por segundo. Atualmente ela opera com 110 litros por segundo.

De acordo com Daílson Aguiar, Araxá conta atualmente com sete estações de tratamento. São elas: ETE Central, Distrito Industrial, Boa Vista, Camuá, Universitária, Barreirinho e Barreiro.

Após toda a explanação técnica, os vereadores foram até o Ribeirão Grande e verificaram in-loco o esgoto, que depois de todo o processo de tratamento, é despejado no córrego. Na oportunidade, Geraldo Magela afirmou que a Copasa trata 100% do esgoto que é recolhido pela empresa em Araxá. Ele explicou que alguns locais onde não há ligação de rede de esgoto é porque trata-se de área invadida e que a empresa não tem responsabilidade sobre esse tipo de situação.

Os vereadores também tiveram a oportunidade de conhecer o laboratório regional onde são processadas todas as análises de água e do esgoto tratado em Araxá e da qualidade das águas nas cidades que compõem a microrregião de Araxá.

Câmara Municipal

Em nome da Câmara Municipal, o vereador Eustáquio Pereira agradeceu a empresa pela receptividade e em especial aos técnicos e funcionários que acompanharam a comitiva do Poder Legislativo e prestaram todos os esclarecimentos necessários. “Foi uma visita muito positiva para nós, vereadores, pois assim tivemos a oportunidade de fazer vários questionamentos e também de conhecer melhor o processo que é executado pela empresa em nossa cidade”, disse.