Logo Jornal Interação

Estão abertas as inscrições do curso de natação da equipe do Corpo de Bombeiros em Araxá. A taxa de inscrição é gratuita. O curso de guarda-vidas será oferecido pelo Pelotão de Bombeiros Militar de Araxá, em parceria com o Sest/Senat,  de 22 a 26 de abril, com duração de 40 horas/aula.

O curso tem como objetivo garantir a segurança e a tranquilidade de usuários que frequentam clubes de lazer na cidade de Araxá, locais em que há realização de atividades de desporto, incluindo as de meio aquático.

A presença de profissionais tecnicamente qualificados para atuarem nessa função prevista pelo Código Brasileiro de Ocupações (5171-15) é imprescindível para dar garantia aos usuários de que o local tem as condições mínimas necessárias para lhes atender num caso de urgência e emergência.

Além da razoabilidade e coerência dessa medida, a presença de guarda-vidas nos clubes é uma questão de responsabilidade jurídica, em que se pode citar como exemplo a Lei Municipal 6.417, 11 de junho 2013 de Araxá/MG, que traz, em sua redação, artigos 1º e 2º:

Art. 1º – É obrigatória a permanência de Salva Vidas qualificados nos clubes, parques aquáticos, sociedades recreativas, que possuem piscinas, lagos, represas ou rios de uso coletivo, em suas dependências, durante o período em que as áreas aquáticas estão abertas aos seus associados ou frequentadores, no município de Araxá, Estado de Minas Gerais.

Art. 2º – O Salva Vidas deve comprovar os seguintes requisitos:

I – ser maior de 18 anos de idade;

II – possuir curso ou treinamento específico para o desempenho da função;

III – possuir condicionamento físico;

IV – ter equilíbrio psicológico e gozar de perfeita saúde.

Para participar, o candidato precisa ser maior de 18 anos, comprovar, mediante atestado médico legível, estar em perfeitas condições de saúde física e mental para realizar exercícios físicos e não possuir doença de pele. É necessário também dominar os nados Crawl e Peito. Serão 30 vagas no total.

As inscrições serão realizadas no Corpo de Bombeiros de Araxá/MG, até o dia 16 de abril. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

Outras informações pelo telefone: (34) 3662-3599 ou diretamente no Pelotão de Bombeiro, no endereço Av. Dâmaso Drummond, 01 – Vila Guimarães.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *