Logo Jornal Interação

No último dia, 27, o Governo de Minas, por meio da Secretária de Estado da Cultura (SEC), realizou em Araxá, uma reunião itinerante do Conselho Estadual de Política Cultural (Consec). O encontro que aconteceuna Associação Comercial e Industrial (Acia), das 14h30 às 18h30, foi presidido pela secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras.

“A reunião do conselho Estadualcriado pelo no Governo do Estado,  é deliberativo, e apoia a Secretária de Estado de Cultura na elaboração e no monitoramento das politicas publícas. E um conselho paritário, formado, por representantes do poder público  e representantes eleitos pela sociedade civil. E esses encontros que estamos fazendo em todas as regionais, é um momento de encontro dos conselheiros com a sociedade e; também da própria secretária. Nós debatemos , ouvimos, conseguimos elaborar diagnósticos, entendemos as principais demandas, vocações, então, é um momento muito importante não só de escuta do conselho, mas, de escuta da sociedade, do que a classe cultural, classe produtiva, tem pra nós colocar, explicou a Secretária Elaine Parreiras.”

As reuniões itinerantes do Consec são públicas e têm como objetivo debater assuntos relacionados à realidade cultural de cada macrorregião. O Conselho foi criado pela lei delegada nº 180 e é um órgão colegiado cuja missão é acompanhar a elaboração e implantação das políticas públicas do Estado para a cultura.

Sobre o Minas Território da Cultura

O Minas Território da Cultura é um programa articulado de descentralização da ação cultural que ocorrerá ao longo de 2013 e 2014. Entre os objetivos do programa estão: promover o desenvolvimento regional por meio da cultura; valorizar e divulgar a diversidade cultural de cada uma das regiões de Minas; conferir visibilidade e aumentar a demanda pelas ações e programas da SEC e de seus parceiros; incentivar parcerias públicas privadas; promover a circulação de bens culturais e a capacitação e aperfeiçoamento dos agentes culturais visando à sustentabilidade social e cultural.

Durante aproximadamente 45 dias, serão realizadas atividades da SEC, de seus parceiros e da comunidade para que diversos municípios da região sejam contemplados. O lançamento do programa para cada território acontece em uma cidade polo, com a presença da secretária de Estado de Cultura, representantes do Sistema, parceiros, gestores, produtores, instituições culturais e artistas.

Integram essa parceria o Sebrae Minas, a Fiemg/Sesi, o BDMG Cultural e a Fecomércio MG/Sesc, diversas secretarias do Governo de Minas, as prefeituras ,unicipais, além de entidades como CAU/MG, Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Associação Mineira de Municípios (AMM), associações comerciais, grupos teatrais e instituições e festivais culturais locais.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *