Destaque »

Malvinas e Villa Nova saem na frente na semifinal do Amador

19 de novembro de 2019 – 11:34 |

Começaram no último domingo, dia 17 de novembro de 2019,  no estádio Fausto Alvim, as semifinais do Campeonato Amador de Araxá, versão 2019, promovido pela Liga Araxaense de Desportos. Na primeira partida da manhã …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » Diversos

Consec realizareunião itinerante em Araxá

No último dia, 27, o Governo de Minas, por meio da Secretária de Estado da Cultura (SEC), realizou em Araxá, uma reunião itinerante do Conselho Estadual de Política Cultural (Consec). O encontro que aconteceuna Associação Comercial e Industrial (Acia), das 14h30 às 18h30, foi presidido pela secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras.

“A reunião do conselho Estadualcriado pelo no Governo do Estado,  é deliberativo, e apoia a Secretária de Estado de Cultura na elaboração e no monitoramento das politicas publícas. E um conselho paritário, formado, por representantes do poder público  e representantes eleitos pela sociedade civil. E esses encontros que estamos fazendo em todas as regionais, é um momento de encontro dos conselheiros com a sociedade e; também da própria secretária. Nós debatemos , ouvimos, conseguimos elaborar diagnósticos, entendemos as principais demandas, vocações, então, é um momento muito importante não só de escuta do conselho, mas, de escuta da sociedade, do que a classe cultural, classe produtiva, tem pra nós colocar, explicou a Secretária Elaine Parreiras.”

As reuniões itinerantes do Consec são públicas e têm como objetivo debater assuntos relacionados à realidade cultural de cada macrorregião. O Conselho foi criado pela lei delegada nº 180 e é um órgão colegiado cuja missão é acompanhar a elaboração e implantação das políticas públicas do Estado para a cultura.

Sobre o Minas Território da Cultura

O Minas Território da Cultura é um programa articulado de descentralização da ação cultural que ocorrerá ao longo de 2013 e 2014. Entre os objetivos do programa estão: promover o desenvolvimento regional por meio da cultura; valorizar e divulgar a diversidade cultural de cada uma das regiões de Minas; conferir visibilidade e aumentar a demanda pelas ações e programas da SEC e de seus parceiros; incentivar parcerias públicas privadas; promover a circulação de bens culturais e a capacitação e aperfeiçoamento dos agentes culturais visando à sustentabilidade social e cultural.

Durante aproximadamente 45 dias, serão realizadas atividades da SEC, de seus parceiros e da comunidade para que diversos municípios da região sejam contemplados. O lançamento do programa para cada território acontece em uma cidade polo, com a presença da secretária de Estado de Cultura, representantes do Sistema, parceiros, gestores, produtores, instituições culturais e artistas.

Integram essa parceria o Sebrae Minas, a Fiemg/Sesi, o BDMG Cultural e a Fecomércio MG/Sesc, diversas secretarias do Governo de Minas, as prefeituras ,unicipais, além de entidades como CAU/MG, Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Associação Mineira de Municípios (AMM), associações comerciais, grupos teatrais e instituições e festivais culturais locais.