Logo Jornal Interação

Mais de 1.200 participantes vindos de vários Estados brasileiros e dos países Venezuela, Colômbia e Suíça.

Em sua 19ª edição, a Copa Internacional Levorin de MTB chega a Araxá, pela 12ª vez, trazendo na bagagem muita experiência, crescimento, evolução e principalmente muita contribuição para o crescimento do esporte na cidade e no País. Nestas quase duas décadas, foram muitas mudanças que acontecem visivelmente a cada ano. As MTBs evoluíram muito, hoje possuem quadros reforçados de alumínio ou fibra de carbono, a qualidade e os modelos dos pneus; freios a disco hidráulicos, suspensão traseira e/ou dianteira, pedais de encaixe, câmbio, aro, tudo mudou para melhor numa bike, e é lógico que os preços também mudaram. As provas também evoluíram, os sistemas de controle e apuração, os circuitos e com certeza o próprio condicionamento físico dos atletas também cresceu. A grande mudança que traz ganhos imensuráveis para o esporte é o crescimento dos praticantes, seja em qualquer modalidade que utiliza a bike. A cidade de Araxá e região, com a influência destas 11 edições da CIMTB, vêm aumentando consideravelmente o número de praticantes, o que faz de Araxá uma das cidades com maior número de praticantes da região. Com sua importância e dimensão, a influência é a nível nacional. Se levarmos em conta os benefícios sociais e para saúde para quem pratica o esporte com bicicletas, os ganhos tomam outra dimensão. O crescimento do esporte é visto também nas cidades vizinhas – Uberaba, Uberlândia, Araguari, Patrocínio, Patos de Minas – com um crescimento não só em números de participantes, mas também técnico, com atletas disputando de igual para igual, com os melhores do País em todas as categorias.

A etapa de Araxá da Copa Internacional Levorin de MTB começa hoje, 21, com largada contrarrelógio (XCT) apenas para categorias superelite e elite feminina. No sábado, já logo pela manhã, acontece a prova Short Track (XCC) elite feminina e superelite. À noite, é a vez do NIGHT RUN Cross Country. Domingo é o grande dia, com participação de todos os ciclistas, em todas as categorias, para a prova de Cross Country (XCS), com presença de mais de 1.200 participantes. Você pode acompanhar a programação completa nesta edição.

Estrangeiros

A presença de atletas estrangeiros vai aumentar ainda mais a disputa e a atração para o público. Cinco ciclistas estrangeiros já confirmaram presença: na categoria elite feminina, duas equatorianas, Alexandra Serrano e Diana Estefanía Aldaz, prometem dar muito trabalho para as brasileiras.  Na superelite masculino, Antonio Javier Medina vem da Venezuela, juntamente com seu compatriota Rafael Ricardo Rodriguez, que participa na sub-50. O suíço Lukas Kaufmann (superelite), que já conhece a pista de Araxá, atualmente residente em Belo Horizonte, também confirmou sua inscrição.

Medalhistas Sul-Americanos

A prova de Araxá está sendo realizada entre dois campeonatos internacionais muito importantes, o que dificulta a presença de mais estrangeiros: logo após os Jogos Sul-americanos em Santiago (CHI), realizados na semana passada, e pouco antes do Campeonato Pan-americano de Barbacena, de 26 a 30 de março. Na disputa em solo chileno, os brasileiros obtiveram três medalhas: uma de ouro, com Henrique Avancini, e duas de prata, com Rubinho Valeriano e Raiza Goulão. Os três ciclistas estão confirmados para a abertura da CIMTB Levorin e são considerados favoritos, ao lado da equatoriana Alexandra Serrano, quarta colocada no Chile, e de Isabella Lacerda, que terminou na sexta posição.

 

A Copa Internacional de Mountain Bike tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição. LM Bike, Shimano e Specialized são os copatrocinadores do evento que comemora a 19ª edição em 2014.

PROGRAMAÇÃO DE ARAXÁ (XCS)

Sexta:

10h às 13h50: confirmação das inscrições (entrega de 2 kg de alimento –  obrigatório – exceto fubá e sal), entrega de numerais, lacre da bicicleta e credenciamento de apoio dos atletas/equipes.

11h: Início do Congresso Técnico com atletas (superelite e elite feminina) e equipes.

14h: largada contrarrelógio (XCT) super elite e elite feminina e em seguida, premiação da prova.

Sábado:

A partir das 8h30 – Início das duas provas eliminatórias do Short Track da superelite.

9h30: Finais Short Track (XCC) elite feminina e superelite – (o horário pode ser alterado em função do ao vivo) e em seguida premiação da prova.

10h: Abertura da secretaria para confirmação das inscrições e credenciamento de apoio.

10h às 17h: treino livre XCO (proibido treinar sem numeral e equipamentos de segurança) – trecho usado pelo Short Track (XCC) não estará indisponível para treino durante a competição.

14h: Passeio Ciclístico Sense Bike (Mobilidade, Meio Ambiente e Saúde)

17h45: Início do Congresso Técnico com atletas e equipes

19h: largada NIGHT RUN

Domingo:

8h: 1ª LARGADA – Copa de Amadores (todas as categorias, exceto Segurança Pública)

10h: 2ª LARGADA – CIMTB (sub 45, sub 17, sub 50, PNE, sub 55, sub 60, over 60, Segurança Pública (Copa de Amadores) e sub 15) – NOVIDADE

10h20: LARGADA da MIRIM em pista exclusiva – NOVIDADE

11h: Premiação categorias 1ª LARGADA Copa de Amadores

12h – 3ª LARGADA – CIMTB (júnior, sub 30, sub 35, sub 40) – NOVIDADE

13h15: Premiação categorias 2ª LARGADA CIMTB + Concurso de Redação e Desenho

14h: 4ª LARGADA – CIMTB (superelite e elite feminina)

14h45: Premiação categorias 3ª LARGADA CIMTB

16h15: Premiação categorias 4ª LARGADA CIMTB e em seguida, premiação geral XCS

 

Dicas da Organização

Como torcer em uma prova de MTB

TORCIDA NA PISTA

Continuaremos dando a oportunidade de o público ver a maior parte da pista dentro das áreas onde existem single tracks (trilhas), desde que permitido pelos órgãos de meio ambiente. O objetivo, com isso, é popularizar e valorizar a modalidade para que o público possa ver mais detalhes do mountain bike e as dificuldades que os atletas têm que enfrentar.

Aos atletas, solicitamos que peçam aos membros de sua equipe e amigos (que conhecem a modalidade) que orientem as pessoas na pista durante a competição. Existem fiscais de pista para orientar e garantir o bom andamento da prova, mas é preciso uma vigilância constante de todos, orientando as pessoas como se comportarem.

Para garantir a segurança das pessoas e dos atletas, a regra é básica: não andar dentro da pista e, quando alguém for cruzar a pista, procurar fazê-lo onde tiver um fiscal de pista para ajudá-lo.

MUITO IMPORTANTE:

1) Não encoste, corra ao lado ou ajude o atleta durante a competição. Caso isso aconteça, o atleta será automaticamente desclassificado (veja mais detalhes no item Apoio).

2) Ao ouvir um apito, fique atento, pois ele pode indicar que atletas estão vindo em condições de corrida ou treino, e a pista tem que estar livre.

3) Em caso de alguma queda de atleta ou acidente, não invada a pista na tentativa de ajudar. Sempre terá por perto um fiscal ou socorrista, que são as pessoas qualificadas e treinadas para ajudá-lo.

4) Crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis para orientá-los em toda pista.

5) Cachorros só serão permitidos quando conduzidos com a coleira durante toda a pista.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *