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Comandante da Capitania Fluvial de Minas Gerais visita Araxá

20 de fevereiro de 2020 – 19:24 |

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Rede Municipal de Araxá comemora resultados positivos no Proalfa

Níveis de alfabetização e letramento de alunos da rede municipal crescem satisfatoriamente.

   O Programa de Avaliação da Alfabetização- Proalfa   realizada  no final 2013 , constatou que o nível de conhecimento em Língua Portuguesa entre os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental deu um expressivo salto.

A Proficiência do município de 582,6 em 2012 elevou para 602,9 em  2013 . O crescimento foi de 20,3 pontos percentuais.

    Pela primeira vez na história, desde 2006, o nível de letramento recomendável foi alcançado por 90% dos  543 alunos da rede municipal  que fizeram o teste.

    De acordo com  a Secretária Maria Célia  Araújo Oliveira e as Coordenadoras do Núcleo do Ensino Fundamental – Anos iniciais, Déa Lúcia de Sá e Vânia M. de Souza Valeriano os resultados satisfatórios no Proalfa se devem a uma ação educacional integrada da SEE, SRE, SME e Escolas Municipais , estruturada a partir de ações como:

– Adesão ao PIP/M – Plano de Intervenção Pedagógica Municipal – parceria com SEE e SRE para receber das Equipes Estaduais apoio com materiais desenvolvidos no PIP Estadual, orientações e capacitação através de oficinas.

– Implementação das salas recursos para atendimento aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais.

– Visitas às escolas pela Equipe da SME, responsável pelo PIP, para realizar intervenções pedagógicas, apoiar os professores e supervisores com sugestões de ações e atividades práticas com foco na sala de aula.

– Estudo de materiais didático-pedagógico.

– Formação continuada de supervisores.

– Capacitação continuada de professores alfabetizadores, através do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

– Realização de Oficinas pedagógicas para professores do 3º ano.

Das 13 Escolas Municipais que oferecem Ensino fundamental, 11 estão no grupo das consolidadas, que são as escolas onde os alunos, em sua grande maioria, já estão alfabetizados ao final do 3º ano, ou seja, mais de 85% dos alunos no nível recomendável de alfabetização.

As Escolas que se destacaram em nível de proficiência em 2013 foram:

ESCOLAS URBANAS

1º – E. M. Dona Gabriela – 635,4

2º – E. M. Leonilda Montandon – CAIC – 625,0

3º – E. M. Manoela Lemos-  614,6

4º – E. M. Alice Moura-  605,6

ESCOLAS RURAIS

1º – E. M. Francisco Primo de Melo – 704,5

2º – E. M. José Bento- 668,6

3º – E. M. Eunice Weaver- 612,4