Logo Jornal Interação

O Ministério da Educação (MEC) enviou no início desta semana uma Comissão de Avaliação de Cursos para avaliar o curso de Engenharia de Produção, lançado no início de 2010 pelo UNIARAXÁ.As Universidades e os Centros Universitários têm autonomia para criarem cursos e,apósdecorridaa primeira metade da sua instalação, essasinstituiçõesdevem solicitar a visita de uma comissão de Especialistas do MEC para o seu reconhecimento.

A comissão é composta por dois avaliadores que são professores em outras instituições.Esses professores foram sorteados no Banco Nacional de Avaliadores (BASis) e ficaram em Araxá na segunda e terça-feira, realizando no UNIARAXÁ uma série de levantamentos, averiguação  de documentos e constatando se o que estava no projeto inicial do curso está sendo cumprido.

O processo é composto pela avaliação de três dimensões: Organização Didático-Pedagógica do curso,Corpo Docente e Infraestrutura, além do cumprimento dos Requisitos Legais e Normativos.  As fontes de consultas que os avaliadores utilizam são o Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI, Projeto Pedagógico do Curso, Diretrizes Curriculares Nacionais, Formulário Eletrônico preenchido pela Instituição no Sistema Eletrônico do MEC, além da documentação comprobatória e visitas às instalações do Campus.

Uma breve reunião foi realizada na noite de terça-feira, 11, para encerrar a visita. Na oportunidade, o reitor do UNIARAXÁ, Professor Válter Gomes, destacou a oportunidade da instituição por ter recebido dois especialistas no período da avaliação e acrescentou a importância do reconhecimento do Curso de Engenharia de Produção pelo MEC.

Ainda sobre a visita, Válter Gomes afirma que o processo de preparação para recebimento de uma comissão avaliadora é muito interessante. “É um dos momentos em que a Instituição revê todas as suas ações com foco na qualidade do ensino: são revisados os seus processos internos, rotinas e documentação; e é realizada uma profunda auto avaliação de desempenho, o que sempregera oportunidades de melhorias”, explica.

Provavelmente no início da próxima semana, o MEC enviará o relatório. A expectativa, claro, é do reconhecimento do curso de Engenharia de Produção, considerando o nível elevado dos profissionais e da estrutura do UNIARAXÁ.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *