Destaque »

Zema atrai mais de R$ 4,8 bi em investimentos

14 de junho de 2019 – 18:24 |

Nos cinco primeiros meses da gestão do governador Romeu Zema, o Governo de Minas Gerais atraiu mais de R$ 4,8 bilhões em novos investimentos para o Estado, com a expectativa de criação de cerca de …

Leia mais »
Esporte
Cultura
Turismo
Meio Ambiente
Responsabilidade social
Home » +

Xico Sá abre a temporada de 2014 do ‘Sempre um Papo’

 Na última segunda-feira, 24, o jornalista Francisco Reginaldo de Sá Menezes, mais conhecido como Xico Sá, abriu a temporada de 2014 do “Sempre um Papo” e do Circuito CBMM de Cultura, no Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá). O jornalista e escritor participou de debates com o público presente, falou sobre o lançamento de seu livro ” Big Jato” (Companhia de Letras), respondeu às perguntas da plateia e  falou do tema “Futebol, Crônica e Romance”.

Em seu mais novo lançamento do livro Big Jato, ele conta, na obra, a partir de suas memórias, um retrato da juventude passada no Cariri. Estão lá os primeiros encontros com o amor e o rock. As paisagens e as pessoas que ele encontrou. As mudanças nas relações familiares. Um delicado mosaico das descobertas do garoto que enfrenta todas as dificuldades da entrada na vida adulta. O enredo remonta o início da década de 1970, no Vale do Cariri. Um caminhão, apelidado carinhosamente de Big Jato, é destinado a esvaziar as fossas das casas sem encanamento do Crato. No para-choque, a frase “DIRIGIDO POR MIM, GUIADO POR DEUS”. O garoto ao lado do motorista pensa: “Não sou um nem o outro”. O caminhão faz parte da vida do garoto. Com seu pai, percorre as ruas da cidade lidando com o dejeto alheio, enquanto acompanha um mundo em transformação.

O que emerge de Big Jato é uma prosa madura, capaz de encapsular um tempo e um espaço onde humor e drama ocorrem nos pequenos momentos do dia a dia. A obra ganhou um espetáculo teatral em cartaz no Rio de Janeiro, com turnê para outras cidades. Nascido no Crato – CE, Xico Sá tornou-se um dos mais destacados nomes da crônica contemporânea brasileira. Começou a carreira de jornalista no Recife e atuou muitos anos como repórter investigativo. É colunista da Folha de São Paulo e comentarista de diversos programas de TV, entre eles, “Amor & Sexo”, com Fernanda Lima.

Sempre um Papo

Criado pelo gestor cultural Afonso Borges, há 28 anos, o “Sempre um Papo – Literatura em Todos os Sentidos” promove a difusão do livro e de seu autor por meio de lançamentos de livros antecedidos por debates informais. Já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, e realizou mais de 5.000 eventos, com um público presente estimado em 1,6 milhão de pessoas. O encontro presencial converge para a televisão, sendo exibido aos sábados e domingos, na TV Câmara.